segunda-feira, 21 de maio de 2012

Trabalho de Ciências 7º ano Tema: Reino Fungi Junção dos trabalhos dos alunos: Thayane, Louise Maria, Eduardo Matheus e Sintique Abreu



Introdução
Este trabalho foi solicitado pela professora Ana Paula Dias Melo ministradora de aulas da disciplina de Ciências para o 7º ano, como forma de obtenção de pontos para a matéria em questão.
Este trabalho relata sobre o Reino Fungi, suas características, sua importância, doenças causadas por seres integrantes desse reino, seus filos, os principais tipos, sua importância para a Medicina, os usos alimentares, onde habitam e sua forma de reprodução.



O Reino Fungi compreende os organismos eucariontes, heterótrofos, com espécies unicelulares e multicelulares formadas por filamentos denominados hifas.
Existem espécies de vida livre ou associada. Algumas espécies são parasitas. A maioria alimenta-se da decomposição de organismos.
A reprodução pode ser sexuada e assexuada. Na assexuada formam-se esporos com divisões mitótica e a sexuada, por divisão meiótica; a partir desse critério, o reino divide-se em 4 filos:
·         Ascomycetes ( ascomicetos) – assim chamados em razão do processo de rprodução sexuada, dando origem a sacos, também chamados de ascos (daí a origem do nome).
·         Phycomycetes ( ficomicetos) – são fungos mais simples, semelhantes a uma alga, contendo esporos dotados de flagelos.
·         Basidiomycetes (basidiomicetes) – formam estruturas denominadas basídios.
·         Deuteromycetes (deuteromicetes) – fungos imperfeitos, com estrutura pouco detalhada e conhecida, sendo a maioria causadores de doenças.

Principais tipos de fungos

·         Bolor – muito comum em alimentos e plantas
·         Champingnon – muito comum na culinária, pois é comestível
·         Levedura – muito usado na fermentação de massas e bebidas alcoólicas
·         Mofo – se desenvolvem em alimentos e fezes de animais
·         Trufa uma espécie comestível com gosto diferenciado
·         Penicillium – Usados para produçao de queijos e antibióticos
·         Orelha-de-pau – desenvolvem-se em troncos de árvores
·         Tinea – desenvolve-se na pele dos sere humanos.

Principais donças causadas por fungos
·         Tinea do corpo – micose superficial, com manchas e coceira
·         Tinea da cabeça –desenvolve-se no couro cabeludo,formando falhas no cabelo
·         Tinea da virilha – atinge pernas e virilhas, causando bastante coceira
·         Pitiríase versicolor – atinge áreas com grande oleosidade
·         Candidíase – afeta a pele e membranas mucosas
·         Histoplasmose – infecção fungíca
·         Onimicose – atinge as unhas





Uso medicinal
Certos  cogumelos são utilizados com fins terapêuticos em medicinas tradicionais. Entre os cogumelos medicinais notáveis estão: Agaricus blazei, Ganoderma lucidum e Ophiocordyceps sinensis. As pesquisas indentificaram compostos poduzidos por estes e outros fungos inibidores contras vírus e células cancerosas.
Uso alimentar
Saccharomyces cerevisiaeI é utilizado para fazer pão,derivados de trigo e produção de bebidas alcoólicas. O bolor shoiy koji   é um ingrediente essencial para a produção do molho shoyu. Várias espécies de fungos foram “domesticadas” segundo a sua capacidade de fermentar alimentos sem produzirem micotoxinas prejudiciais à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário