segunda-feira, 21 de maio de 2012

Curiosidades do corpo humano

Qi Intermares
Data:21/05/2012
Aluno: Leonardo Oliva
Professora: Ana Paula
Série: 8° ano
Disciplina: ciências

Este trabalho foi aplicado pela professora Ana Paula no 8° ano da unidade Qi Intermares sobre curiosidades do corpo humano.

                                  CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO 

1- Se uma pessoa gritasse durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, teria produzido energia suficiente para aquecer uma xícara de café.

2- Em 10 minutos, um furacão produz mais energia do que todas as Armas Nucleares juntas.

3- A probabilidade de você viver até os 116 anos é de um em 2 bilhões.

4- É fisicamente impossível lamber o próprio cotovelo.

5- Um raio atinge uma temperatura maior do que a da superfície do sol.

6- Os raios se movem com velocidade média de 246 km/s para descaregar compolaridade positiva e 304 km/s para as descargas de polaridade negativa.

7- No núcleo do sol, a cada segundo, 600 milhões de toneladas de hidrogênio se convertem em héio.

8- Um pedaço de uma estrela de neutrons do tamanho de uma cabeça de alfinete pesaria um milhão de toneladas.

9- O eco que ouvimos em certas ocasiões é devido à repetição de um som pela reflexão da sua onda sonora.

10- O grafite do lápis e o diamante possuem a mesma forma química e se diferenciam unicamente pela estrutura cristalina.

11- Um iceberg contém mais calor do que um palito de fósforo acesso. A razão é o tamanho da inclinação do iceberg.

12- Respiração das cavernas. Elas inspirão e expiram uma grande quantidade de ar quando a pressão barométrica da superfície muda, e o ar avança dentro ou fora procurando equilíbrio.

13- Apesar das chances de ser atingido por um meteorito serem bem pequenas, existem de alguns casos documentados: Em 21 de Junho de 1994, José Martin, da Espanha, estava dirigindo com sua esposa perto de Madrid, quando um meteoro de 1,4 quilogramas bateu em seu pára-brisa, inclinando a roda dianteira e parando no assento traseiro. Martin teve um dedo quebrado enquanto a sua esposa saiu ilesa.

14- Quando uma nova abelha rainha aparece na colméia, ela ''pia'' ( cantando repetidamente um SOL sustenido ou nota LÁ ) para inicitar suas abelhas subordinadas a brigarem por ela, caso uma outra rainha da colméia queira matá-la.

15- Existe uma hipótese de que o sol tem uma companheira que está a 1 e 1.5 anos luz de distância. Acredita-se que tem uma órbita elípticaque, a cada 26 milhões de anos, envia matéria em direção à Terra causando extinção em massa. A estrela, se existir, é possívelmente uma anã vermelha ou marrom. Seu nome seria Nemesis ou "Estrela da morte".

16- Fulgurito é o nome para um fóssil de relâmpago. Eles são tubos de vidros naturais e côncavos formados de quartzo de areia, ou sílica, e são formadas quando um relâmpago, com a temperatura de  pelo menos 1.800 °C, derrete instantaneamente a sílica em uma superfície condutiva e gruda entre si.

17- Quando Anders Celcius (1701-1744) criou a escala de Celcius, inventou de forma contrária que, o 0 °C seria o ponto de ebulição da água e 100 °C seria o ponto de congelamento. Isso foi revertido no ano de dua morte por Carolus Linnaeus.

18- Quando derruba-se bolas de vidro e aço em uma superfície muito dura e rígida, elas irão pular mais alto que as bolas de borracha. A razão é que as bolas de borracha se deformam no impacto, achatando na superfície e voltando.

19- A 65 milhões de anos, um meteoro colidiu em Chicxulub, no México causando megatsunamis a milhares de metros de altura. Especula-se que este impacto, achatando na superfície e voltando.

20- O som viaja muito mais rápido no aço do que o ar. O som percorre em 5100 m/s direto do aço, 1.480 m/s da água e 330 m/s do ar.

21- A maioria dos icebergs é de água doce causados pelas geleiras do continente. Alguns icebergs da água do mar existem e são verdes. Quando um iceberg pega água do mar, cria listras verdes. A água normal congela mais rápido em um iceberg podendo causar listras azuis.

22- O som do estalo de um chicote é na realidade um estrondo supersônico, é porque a ponta do chicote fica mais rápido do que a velocidade do som. O chicote foi o primeiro invento do homem capaz de ultrapassar a barreira do som.

23- Atualmente a Terra está no meio de uma '' idade do gelo'' que começou por volta de 2,58 milhões de anos atrás. Nós estamos no período interglacial que começou entre 10,000 e 15,000 anos atrás e pode durar mais de 50,000 anos, antes da glaciação global começar novamente.

24- O primeiro reator nuclear do mundo foi construídoem uma quadra de squash/tênis debaixo de um estádio de fultebol em Chicago, em 2 de Dezembro de 1942. Embora só gerasse força suficiente para acender um holofote, foi provado que a energia nuclear era possível.













Nenhum comentário:

Postar um comentário