segunda-feira, 21 de maio de 2012

Curiosidades do corpo humano

Qi Intermares
Data : 21/05/2012
Aluna: Andreza Nascimento
Professora: Ana Paula
Disciplina : Ciências
Série: 8° ano

Trabalho aplicado pela professora Ana Paula na disciplina de ciências no 8° ano na unidade Qi Intermares.


                                CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO

 1- O nosso cérebro é constituído por mais de 10 milhões de células nervosas e pesa cerca de 1,5 Kg! É o órgão mais extraordinário que temos. Ele controla e regula todos os processos inconscientes, tais como a respiração ou a freqüência cardíaca, e coordena a maior parte dos movimentos voluntários. É o local da consciência, pensamento e criatividade. 




2- Como é que o cérebro comunica com o corpo?
Diferentes partes do cérebro executam diferentes tarefas. Algumas partes recebem mensagens dos órgãos sensoriais, enquanto que outras controlam o equilíbrio e a coordenação muscular. Há outras partes ainda que regulam a fala, as emoções, as memórias, movimentos básicos e cálculos complexos. Podes pensar que é no coração que sentes as emoções, na realidade, elas são sentidas no cérebro. Podes pensar que são as tuas pernas que te levam onde queres, mas na verdade é o teu cérebro que dá instruções aos músculos para fazerem as pernas moverem-se. São os olhos que recebem a luz e projetam as imagens na retina, mas aquilo que vemos é processado pelo cérebro. 





3- O cérebro humano é diferente do dos outros animais?
O cérebro humano é mais complexo do que o de qualquer animal na Terra. Porquê? Em comparação com o tamanho do corpo, o nosso cérebro é bastante grande, o que não acontece com mais nenhum outro animal. Durante o crescimento, o cérebro vai ficando enrugado. Se ele não enrugasse e crescesse normalmente, ficaria do tamanho de uma almofada. 





4- O cérebro está dividido em duas partes (hemisférios). O lado esquerdo controla o lado direito do corpo; e o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo.   




5- O cérebro de um recém-nascido cresce quase 3 vezes o seu tamanho durante o primeiro ano. Os humanos têm o cérebro mais complexo de qualquer criatura na Terra. 


6- O cérebro humano é o que possui mais pregas de todos os seres vivos. Por isso, se o estendesse-mos, mediria aproximadamente 2 metros, enquanto que o cérebro de um gorila, apesar de ter o mesmo peso, só mediria uma quarta parte do tamanho do cérebro humano. 



7- Os cientistas calcularam que a velocidade de um pensamento é de 240 km/h. 
                                                       
8- Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.

9- 1,4 kg - O peso do cérebro humano. Este consome 25% do oxigênio que respiramos.    


10- O cérebro possui 12 milhões de células nervosas (neurônios).       
     
 11- Os impulsos nervosos podem ser transmitidos pelos nervos ou pelas fibras musculares a uma velocidade superior a 320 km/h. 

12- A hormona denominada corticosterona, que é segregada em momentos de ansiedade, é a responsável pelas repentinas perdas de memória. Esta hormona bloqueia a recuperação de informação até uma hora depois de terminar a situação de tensão. Isto explicaria, por exemplo, que alguns estudantes fiquem em branco nos exames. Ao acalmar, o cérebro recupera de novo os dados.  

13- Boa parte das imagens que vemos é processada nos próprios olhos, e não no cérebro. Graças a isso, detectamos, com alguns segundos de antecipação, a posição que determinado objeto em movimento ocupará em seguida. Se os nossos olhos funcionassem como câmeras fotográficas, captando apenas as imagens para o cérebro identificar, veríamos sempre com atraso a posição dos objetos em movimento porque o processo demoraria algumas frações de segundo e o risco de colisões aumentaria muito. Por exemplo, um automóvel a andar a 40 Km/h seria percebido um metro atrás da sua posição verdadeira. 


14- O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos. 


15- O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades. 

16- Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.  


17- Com uma média de 70 batidas bate 37 milhões de vezes por ano. por minuto, o coração. 

18- O corpo humano é formado por 70% de água, que corresponde à metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.  

19-Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração. 

20- Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com uma freqüência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos. 

21- Uma pessoa normal tem á volta de 1.460 sonhos por ano.   


22- Uma pessoa possui quase um milhão de fios de cabelo. 


23- Os vasos capilares são 50 vezes mais finos do que um cabelo.

24- Segundo cientistas japoneses, cada beijo diminui o tempo de vida em 3 minutos, tal o esforço exigido ao coração.  

25- O cabelo cresce cerca de 0,6 cm por mês e mais depressa pela manhã do que em qualquer outra hora do dia. 

26- O único osso do corpo humano que não se liga com nenhum outro é o hióide, que sustenta a língua e os seus músculos.

27- Se uma pessoa nunca cortasse as unhas das mãos, elas mediriam cerca de 4 metros aos 80 anos. 

28- Metade dos ossos do corpo humano estão nas mãos e nos pés.
 
   
  















Nenhum comentário:

Postar um comentário