terça-feira, 29 de maio de 2012

Curiosidades Sobre Astronomia


Colégio QI, Intermares
Aluno(a): Pedro Germano
Professor(a): Ana Paula
Disciplina: Ciências
Data: 29/05/2012
Série: 6º ano

Trabalho de ciências

Este trabalho foi solicitado pela professora Ana Paula, da disciplina de ciências como forma de obter uma nota na matéria em questão.
Este trabalho relata sobre a noções da Astronomia e o a partir de leituras e pesquisa realizadas em livros e internet.

A era científica da astronomia
Galileu aproveitou-se de um novo instrumento de observação recém-inventado: A observação do céu é uma prática que certamente já estava presente no homem primitivo. Na verdade, como a Lua dominava o céu noturno, os primeiros calendários baseavam-se nas lunações, que são os períodos de tempo entre duas luas novas consecutivas. A partir da observação das fases da Lua e do tempo gasto para que se repetissem, mais tarde seriam criados os conceitos de semana - sete dias que refletem a duração aproximada de uma fase lunar - e de mês (uma lunação completa).

Egípcios e chineses se utilizavam de calendários celestes para controlar suas épocas de plantio. Para os antigos egípcios, a prática da agricultura era diretamente dependente dos períodos de enchentes no Vale do Nilo. Baseando-se na posição da estrela Sirius no céu e relacionando-a com os períodos das cheias do rio Nilo, elaboraram um calendário de três estações (enchente, semeadura e colheita) e 365 dias, o chamado Calendário Egípcio. Mais tarde, na Europa, a arte de navegar através dos mares mais distantes só se faria confiável e segura com o conhecimento dos céus, orientando-se pelas estrelas.

No Ocidente, a civilização grega lançou as bases da astronomia
Após varias leituras e pesquisa sobre o tema, chegamos a seguinte conclusão:
A astronomia é fascinante

Referencias Bibliográficas

Este texto foi retirado do site http://educacao.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário