terça-feira, 17 de setembro de 2013

O movimento pela independência da Índia

QI- Intermares
Grupo: Bianca, Isabela, Lucas N., Maria Vitória, Mickel, Nayana e Rayssa.
Série: 9º ano
Professora: Francy

Movimento pela Independência da Índia
Movimento de Independência da Índia, é o termo que abrange as organizações políticas, filosóficas e movimentos sociais, que tinham o objetivo comum e declarado de acabar com o domínio da companhia Britânica das Índias Orientais. O movimento no geral causou grandes disputas, campanhas nacionais e regionais, com agitações e que muitas vezes se torna violento o modo de como eram realizadas.
Os primeiros movimentos foram realizados em Bengala, onde logo em seguida se tornou uma disputa política no recém-formado Partido do Congresso Nacional Indiano (INC).
As últimas etapas começaram a partir de 1920, quando o congresso adotou a medida de não violência e resistência civil. O período da Segunda Guerra Mundial foi marcado pelo auge das campanhas políticas e sociais como o Quit Índia, liderado por Mahatma Gandhi. O trabalho deles levou finalmente a lei de Independência da Índia em 1947, o que resultou em domínios independentes na Índia, que atraiu vários segmentos do país. Em 1930, o movimento assumiu uma forte orientação socialista, devido à crescente influência do INC, com o apoio do Partido Comunista.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário