quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Atividade 9ºano

Colégio QI Intermares
Série : 9º ano
Disciplina : Gramática
Professora : Marilúcia

Atividade sobre estrutura das palavras e colocação pronominal

1. Assinalar a alternativa correta. Na palavra “empedramento”.
a) o sufixo é ento
 b) o prefixo é empe
 c) o tema é pedra
d) o radical é emped.

2. Assinale a opção em que há erro na identificação do elemento mórfico grifado:
a) compostas: desinência de feminino;
b) quadrar: radical;
c) adotei vogal temática;
d) pareceram: vogal temática;
e) influência: desinência de feminino.

3. Assinale a opção em que se caracterizou erroneamente o elemento mórfico em destaque.

a) Ameaçam – M – desinência número-pessoal
b) Seja – A – desinência modo-temporal
c) Maneira – A – desinência de gênero.
d) Informe – IN – prefixo.
e) Pode – E – vogal temática.

4 .Farejando apresenta em sua estrutura:

(a) radical farej - vogal temática a — tema fareja — desinência ndo.
(b) radical far — tema farej — vogal temática e — desinência ndo.
(c) radical fareja — vogal temática a — sufixo ndo.
(d) tema farej — radical fareja — sufixo ndo.

5.Em “.. conhecendo nosso medo...” ,o vocábulo sublinhado apresenta em sua estrutura os seguintes elementos mórficos:

a) o radical conhece, o prefixo ndo.
b) o radical ndo, o tema conhece, a vogal temática e.
c) o prefixo com, o radical conhece, a vogal temática e. a desinência ndo.
d) o radical conhec, a vogal temática e , o tema conhece , a desinência

6)(NCE) A frase em que os pronomes sublinhados foram usados corretamente, dentro dos padrões da língua culta, é:
a) Aguarde um momento, que eu quero falar consigo;
b) É chato, mas isso sempre ocorre com nós dois;
c) O processo está aí para mim examinar;
d) Vossa Senhoria chegou com vossos acompanhantes;
e) Já há entendimento entre eu  e ela.

7) “Não me deixo tapear”.
Empregou‑se a colocação proclítica do pronome átono, pelo mesmo motivo por que ela foi empregada na citação acima, em:
a) Cada qual se ajeite como puder.
b) De modo algum me afastarei da cidade.
c) Logo que o vi, chamei a polícia.
d) Alguém lhe disse que havia perigo.
e) Oxalá a morte vos encontre preparado.

8)(FEC) Está em desacordo com as normas da língua culta o emprego do pronome relativo na frase:
a) A Conferência Rio + 10 entre cujos participantes havia pessoas do mundo inteiro realizou‑se na África do Sul.
b) A proposta brasileira cujo conteúdo era de interesse de todas as nações não conseguiu aprovação.
c) A carta de intenções de cujo conteúdo os países depositavam confiança foi uma decepção.
d) O discurso em que o presidente anunciou a proposta brasileira foi bastante aplaudido.
e) Tomaso de Lampedusa a respeito de quem foi feita a referência deixou uma obra de mérito.

9)(UFSE) “Os projetos que ________ estão em ordem; ________, ainda hoje, conforme ________”.
a) enviaram‑me ‑ devolvê‑los‑ei ‑ lhes prometi.
b) enviaram‑me ‑ os devolverei ‑ lhes prometi.
c) enviaram‑me ‑ os devolverei ‑ prometi‑lhes.
d) me enviaram ‑ os devolverei ‑ prometi‑lhes.
e) me enviaram ‑ devolvê‑los‑ei ‑ lhes prometi.

10)(NCE) A frase “Devo‑lhe um grande favor, mas não lhe poderei recompensar tão cedo”, quanto à regência, em razão do emprego dos pronomes oblíquos, está:
a) inteiramente correta;
b) inteiramente incorreta;
c) parcialmente incorreta, pois o verbo dever se       constrói com o pronome o;
d) parcialmente correta, pois o verbo dever é apenas transitivo direto;

e) parcialmente incorreto, pois o verbo recompensar se constrói com o pronome o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário