domingo, 11 de novembro de 2012

Tecnologia Na Infância


Colégio Qi Intermares
Data: 30/10/12  
Aluno: Caleb Villela
Professora: Francy
Série: 6° ano.    
Disciplina: História


CRIANÇA & TECNOLOGIA

As crianças neste novo milênio estão cada vez mais cercadas e envolvidas por um mundo virtual do que por um real.

A TV, o vídeo game, o i-pod, e a internet ocupam quase todo seu dia útil.
Crianças brincando na rua é uma imagem muito difícil de visualizar, especialmente nas grandes cidades. Fatores como a violência e insegurança, determinam muito o avanço desse comportamento e facilitam a predominância dessa tecnologia nos lares brasileiros e mundiais.

O que realmente existe de positivo e negativo nesse novo comportamento infantil?
Em curto prazo, o que se percebe é que o contato humano, a experiência com crianças da mesma idade e com os próprios pais vai diminuindo em detrimento do avanço desses aparelhos na casa. 
Essa tecnologia envolve de tal maneira, que o tempo voa e a criança não quer parar. Tirá-las da frente do computador ou vídeo game é tarefa difícil para muitos pais.
Esse mundo virtual é muito envolvente e mágico. E dá uma falsa sensação de segurança aos pais, que preferem seus filhos dentro de suas casas, no aconchego do lar, com essas máquinas aparentemente inofensivas, do que enfrentando os perigos contidos nas ruas.

A leitura perde um espaço fundamental no desenvolvimento da criança. Os livros são menos atraentes do que os jogos interativos, em que seus personagens falam, agem e a criança pode conduzi-los, gerando o comportamento que ela imagina ser ideal para aquele personagem. Acaba sendo uma experiência mais viva do que a que ela encontra em uma história relatada em um livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário