sábado, 10 de novembro de 2012

Cyberbullying - Tire suas dúvidas


Colégio Questão de Inteligência – QI
Cabedelo, Intermares
Aluno: Gabriel Paiva
Professora: Francy Dias
Disciplina: História
Série: 7º ano

 

O que éCyberbullying?

É a forma virtual de praticar Bullying. É uma modalidade que vem preocupando especialistas, pais e educadores em todo o mundo, por seu efeito multiplicador do sofrimento das vítimas.

Na sua prática utilizam-se modernas ferramentas da Internet de outras tecnologias de informação e comunicação, móveis ou fixas, com o intuito de maltratar, humilhar ou constranger. É uma forma de ataque perversa que extrapola os muros da escola, ganhando dimensões incalculáveis.

Quais são as principais formas de agressão?

No caso do bullying, as agressões de diversas maneiras, como por exemplo, através de e-mails, torpedos, Blogs, Fotoblogs, Orkut, MSN, nos quais de forma anônima, o autor insulta, espalha rumores e boatos cruéis sobre os colegas e seus familiares e  até mesmo sobre os profissionais da escola.

Mensagens instantâneas são disparadas, via Internet ou celular, onde o autor se faz passar por outro, adotando nicknames semelhantes, para dizer coisas desagradáveis ou para disseminar intrigas e fofocas.

Quais sã as consequências destas formas de agressão para crianças e adolescentes?

Juridicamente, as consequências são a responsabilização dos agressores e em certos casos, d seus pais ou responsáveis pelos danos causados à vítima. É bom que se diga que dependendo do caso, o agressor também estará sujeito à responder penalmente pelas consequências de seus atos.

Como se defender e evitar tais atitudes?

Primeiramente vale destacar a importância da prevenção, que é um trabalho que deve ser feito pelas escolas e instituições de ensino e principalmente pelos pais, que devem orientar seus filhos no sentido de conscientizá-los e educa-los sobre o uso ético, correto e responsável pelas novas tecnologias e meios de comunicação. É importante que sejam detalhados os limites do uso da tecnologia, bem como as consequências das condutas praticadas pelo meio eletrônico.

Fonte

http://www.dnt.adv.br/noticias/cyberbullyingo-que-e-e-como-se-proteger-desse-grave-problema/

Nenhum comentário:

Postar um comentário