terça-feira, 4 de setembro de 2012

Trabalho de matemática - 8º ano - Professora: Janeide



1) Simplifique as frações, admitindo que os denominadores sejam diferentes de zero:

a) 12x =
     15

b) 12 m =
      6 a

c)  8 x =
    10 x2

d) 4 x2  =
   10xy

e) 4 x4a =
     6x3

f) 6 a5 =
   7 a3x

g) 8 ay =
    2 xy3
h) 4x2y =
   10xy3

i) p r2 =
  2p r

j) 8 am =
   -4 am

k) – 14 x3c =
          2x

l) 64 a3n2 =
     4 an2
 
 


16 comentários:

  1. a=4x b=2m c=4 d=2x e=2xa f=6²
    5 a 5x 5y 3 7x


    g=4a h=2x i=r j=-2 k=-7x²c l=16a²
    xy² 5y² 2

    aluno:lucas josé tavares 8° ano

    ResponderExcluir
  2. Respostas das questões de Matemática - Simplificação de Frações.

    Resolução: Nas operações para simplificarmos as frações, observei os números e letras que estavam no numerador e os que estavam no denominador, e encontrei alguns números e letras, que dividia de forma exata, e assim fui simplificando as frações por parte,cortando os denominadores que fossem igual aos numeradores até não restar mais oque simplificar, e enfim cheguei ao resultado.


    a) 4x sobre 5

    b) 2m sobre a

    c) 4 sobre 5x

    d) 2x sobre 5y

    e) 2ax sobre 3

    f) 6a² sobre 7x

    g) 4a sobre xy²

    h) 2x sobre 5y²

    i) R sobre 2

    j) -2

    k) -7x²c

    l) 16a²


    Aluna: Hedlanny Santana Bezerra, Q.I - Intermares

    Professora: Janeide - 8º ano

    ResponderExcluir
  3. Na maioria das contas, menos nas letras F e I, fazemos o M.M.C dos números e simplificamos as letras, letras ou números iguais serão cortados.

    A= 4x/5
    B= 2m/a
    C= 4/5x
    D= 2x/5y
    E= 2xa/3
    F= 6a²/7x
    G= 4a/xy²
    H= 2x/5y²
    I= r/2
    J= -2
    K= -7x²c
    L= 16a²

    ALUNO: Sérgio Lira - 8° ano, QI-Intermares
    Prof: Janeide

    ResponderExcluir
  4. em todas as conta eu fatorei os números e letras e fui cortando até não ter mais o que cortar e obtive os seguintes resultados
    a)4x sobre 5
    b)2m sobre a
    c)4 sobre 5x
    d)2x sobre 5y
    e)2xa sobre 3
    f)6a² sobre 7x
    g)4a sobre xy²
    h)2x sobre 5y²
    i)r sobre p
    j)-2
    k)7x²c
    l)16a²

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Para a resolução das contas, foi preciso observar o valor do numerador e do denominador para que eu pudesse começar a resolver, assim fatorei os numerados e os denominadores, de uma forma que sempre quando possível desse para cortar o número ou a letra do numerador com o/a do denominador. Ao simplificar até o possível obtive os seguintes resultados:

    a)4x sobre 5.
    b)2m sobre a.
    c)4 sobre 5x.
    d)2x sobre 5y.
    e)2ax sobre 3.
    f)6a² sobre 7x.
    g)4a sobre xy².
    h)2x sobre 5y².
    i)R sobre 2 .
    j)-2.
    k)-7x²c.
    l)16a².

    Aluna: Maria Eduarda Barrêto.
    Professora: Janeide.
    Série: 8º ano, QI-Intermares

    ResponderExcluir
  7. Eu fatorei numero por numero e letra por letra até chegar um momento em que não se conseguia mais simplificar ou seja quando chegava ao resultado.

    A= 4x sobre 5
    B= 2m sobre a
    C= 4 sobre 5x
    D= 2x sobre 5y
    E= 2ax sobre 3
    F= 6a² sobre 7x
    G= 4a sobre xy²
    H= 2x sobre 5y²
    I= R sobre 2
    J= -2
    K= -7x²c
    L= 16a²

    QI-Intermares
    Aluna: Gabriela Soares da Silva
    Professora: Janeide.
    8º ano

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  9. Trabalho de Matemática
    Professora: Janeide
    Aluna: Noele Naiá
    Série: 8º ano manhã

    a)12X/15: simplificamos 12 e 15, logo em seguida cortamos o número 3 que aparece encima e embaixo e obtemos o seguinte resultado= 4X/5.

    b)12M/6A: simplificamos 12, logo em seguida cortamos o número 6 que aparece encima com o 6 já existente em baixo e obtemos o resultado= 2M/A.

    c)8X/10X²: simplificamos 8 e 10, X e X², em seguida cortamos o número 2 que aparece com a simplificação dos números e X com a das letras, obtemos, assim, o resultado= 4/5X.

    d)4X²/10XY: simplificamos 4, 10 e X, logo em seguida cortamos o número 2 e a letra X que aparece com a simplificação, (o X repetimos porque não tem com quem cortar), obtemos, assim, o resultado= 2X/5Y

    e)4X elevado a quarta a/6X³: simplificamos 4 e 6, X a quarta e X³,logo em seguida cortamos o número 2 e a letra X³, (ambos apareceram pela simplificação dos números e das letras), obtemos, assim, o resultado= 2XA/3.

    f)6A elevado a quinta/7AX: nesse caso não tem como simplificar os números, pois um deles é primo, então só simplificamos a letra A elevada a quinta, que corta com a e obtém-se o resultado= 6A elevado a quinta/7X.

    g) 8AY/2xXY³:simplificamos o número 8 e a letra Y³, logo em seguida cortamos o 2 que aparece com a simplificação do número 8 e o Y, obtendo assim o resultado= 4A/XY².

    h)4X²Y/10XY³:simplificamos os números 4 e 10, e as letras X² e Y³, logo em seguida cortamos o número 2, a letra X e a letra Y, obtendo o resultado= 2X/5Y².

    i)PR²/2PR: nesse caso não tem como simplificar o número 2 pois no numerador não possui nenhum número, só te como simplificar a letra R², logo em seguida cortamos a letra P e a letra R, obtendo o resultado= R/2.

    j)8AM/-4AM: simplificamos os números 8 e -4, obtendo-se então 2.4 e -2.2. Logo em seguida cortamos o número 2, a letra A e a letra M que é igual a= 4/-2, simplificando essa fração obtém-se 2/-1, e por último, temos que fazer o jogo de sinais, obtendo o resultado final igual a= -2/1.

    k)-14X³C/2C: simplificamos o número -14 e a letra X³, obtendo assim -7.2 e X.X². Logo em seguida cortamos o número 2 e a letra X, obtendo o resultado final igual a= -7X²C ou -7X²C/1.

    l)64A³N²/4AN²: simplificamos o número 64 e a letra A³, logo em seguida cortamos o número 4 que apareceu com a simplificação do número 64, cortamos a letra A, que apareceu com a simplificação da letra A³ e cortamos a letra N² que não precisou simplificar pois são iguais. Depois de tudo, o resultado final é igual a= 16A² ou 16A²/1.

    ResponderExcluir
  10. a)4x sobre 5.
    b)2m sobre a.
    c)4 sobre 5x.
    d)2x sobre 5y.
    e)2ax sobre 3.
    f)6a² sobre 7x.
    g)4a sobre xy².
    h)2x sobre 5y².
    i)R sobre 2 .
    j)-6.
    k)-5x²c.
    l)17a².

    fatorei com a ajuda da minha tia e simplismente deu esse resultado mais acho que tem algumas contas erradas.
    Aluna: Aléxia Diniz.
    Professora: Janeide.
    Série: 8º ano, QI-Intermares

    ResponderExcluir
  11. São fatorados número com número e letra com letra e depois simplifica até chegar ao resultado.

    a)4x sobre 5
    b)2m sobre a
    c)4 sobre 5x
    d)2x sobre 5y
    e)2ax sobre 3
    f)6a² sobre 7x
    g)4a sobre xy²
    h)2x sobre 5y²
    i)r sobre 2
    j)-2
    k)-7x²c
    l)16a²

    Aluna:Andreza Nascimento
    Professora:Janeide
    Série:8°ano

    ResponderExcluir
  12. Bom,pra simplificar as frações eu usei a fatoração pra obter os resultados. veja:

    a)4x sobre 5 b)2m sobre a

    c)4 sobre 5x d)2x sobre 5y

    e)2xa sobre 3 f)6a² sobre 7x

    g)4a sobre xy² h)2x sobre 5y²

    i)R sobre 2 j)-2

    k)-7x²c l)-16a²


    Aluna:Rayssa vitoria
    Professora: Jameide
    série:8ºano

    ResponderExcluir
  13. PARA RESOLVER AS QUESTOES ABAIXO PRIMEIRO FATOREI, DEPOIS OLHEI O QUE ESTAVA EM COMUM NO NUMERADOR E DENOMINADOR E CORTEI, POIS SE TRATA DE UMA MULTIPLICAÇAO.

    A=4X SOBRE 5
    B=2M SOBRE A
    C=4 SOBRE 5X
    D=2X SOBRE 5Y
    E=2XA SOBRE 3
    F=6A² SOBRE 7X
    G=4A SOBRE XY²
    H=2X SOBRE 5Y²
    R SOBRE 2
    J=-2 SOBRE 1
    K=-7X²C SOBRE 1
    L=16A² SOBRE 1

    ALUNA:VITÓRIA SANTOS
    SÉRIE:8ºANO
    PROFESSORA:JANEIDE

    ResponderExcluir
  14. Eu fatorei numerador com numerador e denominador com denominador até chegar no resultado.
    a)4x sobre 5
    b)2m sobre a
    c)4 sobre 5x
    d)2x sobre 5y
    e)2xa sobre 3
    f)6a² sobre 7x
    g)4a sobre 1xy²
    h)2x sobre 5y²
    i)r sobre 2
    j)-2
    k)-7x²c sobre 1
    l)16a²

    Aluna: Klayanne Kelly
    Série:8° ano
    Professora: Janeide.

    ResponderExcluir
  15. Para chegar aos seguintes resultados fatorei e depois cortei numero com numero e letra e simplifiquei para chegar ao resultado.

    a)4x/5
    b)2m/a
    c)4/5x
    d)2x/5y
    e)2xa/3
    f)6a²/7x
    g)4a/1xy²
    h)2x/5y²
    i)r/2
    j)-2
    k)-7x²c/1
    l)16a²

    Aluna:Gabriela Muniz
    Série:8 ano
    Professora:Janeide

    ResponderExcluir
  16. Para chegar ao resultado fatorei e fui cortando numerador e denominadores iguais obtendo os seguintes resultados :

    a)4x/5
    b)2m/a

    c)4/5x

    d)2x/5y

    e)2xa/3

    f)6a²/7x
    g)4ay/xy³

    h) 2x/5y²

    i) r/2

    j) 4/2

    k)-7x²c/1

    L) 88a²/22

    ResponderExcluir