quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Jogos paralímpicos - Acessibilidade

Professora: Marilúcia Paulino - 8º Ano 

Debate em sala sobre noticia lida, com o tema dos Jogos Paralímpicos
                                     
      A adaptação do Basquetebol para o jogo em cadeira de rodas aconteceu, principalmente, após a Segunda Guerra Mundial. Ex-soldados do exército americano, feridos durante o confronto, se reuniram em uma quadra de um hospital de reabilitação e começaram a jogar. Na Inglaterra, a prática também era usada na reabilitação de pacientes no hospital de Stoke Mandeville.
     As dimensões da quadra, a pontuação e a altura da cesta são as mesmas do Basquetebol convencional - assim como as equipes, com cinco jogadores cada. As partidas são divididas em quatro quartos de dez minutos. O relógio para, entre outras situações, quando a bola sai da quadra, ou em cada pedido de tempo, de um minuto cada.    
     O Basquetebol em Cadeira de Rodas é disputado por pessoas com alguma deficiência físico-motora. As cadeiras são adaptadas e padronizadas, conforme previsto nas regras – sob a responsabilidade da Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas (IWBF, em inglês), fundada em 1989 e que ganhou independência em 1993. (Fonte: Rio2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário