sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Pronome

Exercícios sobre Pronomes
Colégio QI Intermares
Série : 6º ano
Disciplina: Gramática

1) Empregue nos exercícios a seguir o pronome demonstrativo adequado:

1- ____________mês em que estamos está passando rápido. (este, esse)
2 – Por que você está usando __________calça rasgada? (esta, essa)
3 – Como são difíceis ___________dias que estamos atravessando! (estes, esses)
4 – Qual o manequim ____________vestido que você está usando? (deste, desse)
5- Você viu___________moto que passou.(aquela, essa)

2) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes: 
a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas. 

b) Hoje Gabriel ficou de castigo. Gabriel está muito teimoso. 

c) Beatriz foi passar as férias na praia.Beatriz adora ir pra lá.

d) Eu e meu irmão fomos á sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.

e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.

3) Complete as frases usando os pronomes comigo, contigo, e consigo. 

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai ____________. 

b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá ______________. 

c) O professor saiu da sala. Ele levou as provas dos alunos_______________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário