quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ATIVIDADE DE REVISÃO I

ATIVIDADE DE REVISÃO I

01. (NCE) A palavra QUE pode pertencer a várias categorias gramaticais. Em “Temos a ver com o político que morreu varado a tiros”, a palavra em destaque pertence à mesma classe gramatical que a sublinhada em:
a) “...à menina brasileira que furtou o pão.”
b) Anda que anda e não pára.
c) A palavra queijo deve ser escrita com quê.
d) Quase que a menina caiu.
e) Que calor! Hoje está insuportável!

02. (UEPG) Todas as orações abaixo apresentam casos de próclise, exceto:
a) Isso nos preocupa muito.
b) Não me faça esperar demais.
c) Irritou-se com o cinismo de sua resposta.
d) Faremos o que nos parecer melhor.
e) Confesso que não me esforcei muito.

03. (NCE) “...pagam um tributo à sociedade.”; as formas dos pronomes pessoais que podem substituir os termos sublinhados são, respectivamente:
a) o / lhe;
b) lo / lhe;
c) no / a ela;
d) o / a ela;
e) lhe / a ela.

04. (Unirio) Assinale a frase em que a norma culta recomenda a próclise, como ocorre em “uma força que nos alerta”.
a) Maria, diga a verdade (nos).
b) Informaram da dor de Maria (nos).
c) Revelarias o sonho de Maria? (nos)
d) Encontraremos com Maria (nos).
e) Ninguém falou de Maria (nos).

05.(EFOA) (UFMA) Indique a oração correta quanto à colocação pronominal:
a) Encontrarei‑o amanhã, após o jantar.
b) Fui eu que ajudei‑te.
c) Onde lê‑se isto, leia‑se aquilo.
d) Os operários tinham‑se revoltado.
e) Tudo fez‑se para teu conforto

06.(UFPB) Quanto à colocação de pronomes átonos, está conforme a norma da língua escrita o período:
a) “... ninguém me venha dizer que a imaginação não é outra realidade”. ( A. Nery)
b) “Foi o Araguaia que facilitou‑lhe a viagem”. (Mário de Andrade)
c) “Não ter‑se‑á o leitor esquecido de que AG ficara às voltas com os tamoios”. (Ararípe Jr.)
d) “Me vejo dividida em duas...” (Lygía Fagundes Teles)
e) “Conheci que não amava‑me, como eu desejava”. (José de Alencar)

07.(UFPA) Assinale a alternativa correta quanto à colocação do pronome átono:
a) Quando se estuda, não se acha difícil a prova.
b) O candidato que prepara‑se dificilmente fica reprovado.
c) A matéria, eles tinham revisado‑a toda.
d) Que aprovem-no é o meu desejo!
e) O assunto, o passei a entender depois de muitas leituras.

08. (UFES) A única alternativa que foge às possibilidades de colocação do pronome oblíquo átono é:
a) Não venham dizer‑me que a morte oferece vantagens.
b) Não me venham dizer que a morte oferece vantagens.
c) Alguém tinha lembrado‑me que a morte oferece vantagens.
d) Vieram‑me dizer que a morte oferece vantagens.
e) Ter‑me‑iam lembrado que a morte oferece vantagens.

09.(UECE) Como em “... esperou que ele se levantasse”, o pronome oblíquo átono, conforme a gramática, está colocado corretamente na opção:
a) A espingarda de Fabiano não havia partido‑se.
b) Contaremos‑lhes os problemas da seca no Brasil.
c) Os encontraram bem perto do rio seco.
d) Ninguém o estava maltratando

10.(PUC) Assinale a opção em que a próclise do pronome oblíquo é facultativa, segundo a NORMA CULTA:
a) Ninguém o convenceu o falar.
b) Quem me levará até a sala de vídeo?
c) É comum este amigo nos socorrer nas dificuldades.
d) Deus o abençoe, meu filho!
e) Se ele se empenhou na leitura, será recompensado.

11.(FEC) A frase em que, segundo o uso culto escrito, são lícitas tanto a próclise quanto a ênclise do pronome oblíquo átono é:
a) “afoga‑se o corpo em álcool e gorduras”;
b) “no ato de se empanturrar à mesa”;
c) “Mudemos nós e o Natal”;
d) “Aquele que se fez pão e vinho”;

e) “Deixemo‑nos, como Maria, engravidar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário