terça-feira, 19 de março de 2013

DESCRIÇÃO

Colégio QI Intermares
Série : 7º ano
Professora : Maraiza Medeiros
Disciplina : Redação

Texto descritivo

Descrever é procurar recriar a imagem de um ser qualquer (um homem, um animal, um objeto, um lugar, um ambiente), através de uma detalhada enumeração das suas características.Quando uma descrição é bem-feita, o leitor consegue imaginar como é o ser por nós descrito, mesmo sem tê-lo diante dos olhos.Podemos descrever um personagem não apenas fisicamente, dando suas características exteriores, mas também através de suas ações, suas opiniões, seu caráter, seus gostos, seus sentimentos e emoções, seu modo de ser ( caracterização psicológica).

Exemplo:Descrição física:Magro, miúdo e desconjuntado, joelhos que pareciam bolas de tênia, loirinho anêmico de olhos azuis descorados – parecia nem ter sangue. Por isso, tinha o apelido de Amarelinho.

Descrição psicológica:O Nanico? Apesar de pequeno era esperto como diabo. Ele sempre arrombava as fechaduras ou. Tirando os pinos das dobradiças, abria as portas. Contava que, uma vez, tinha feito uma bomba. Podia ser verdade, o Nanico tinha uma cuca ótima, consertava até rádio. Como aquele que tinha roubado de um fusquinha.

GANYMEDES JOSÉ. Amarelinho, São Paulo, Moderna, 1983

Atividade de casa

Atividade de produção - Vamos descrever uma pessoa. Observe discretamente seu melhor amigo de classe e em seguida descreva-o, atente para todos os detalhes do seu amigo. Procure citar o maior numero possível de características, mas não se preocupe em citar o nome. Preste atenção à divisão das características físicas e psicológicas.

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário