Colégio Questão de Inteligência - QI
Cabedelo, Intermares
Grupo: Lucas Queiroz, Gabriel Paiva, Marcelo Dias, Renan Dias e João Bosco de Melo
Professora: Francilene Lacerda Dias
Disciplina: História
Série: 8° ano
Revolução Industrial foi fruto de um longo processo de acúmulo de capitais, mudanças sociais e econômicas, que ocorreu em solo inglês na segunda metade do século XVIII. Os fatores que contribuiram foram: acumulação de capitais; mão de obra abundante, matéria-prima e mercado consumidor.
As novidades da Revolução Industrial trouxeram muitas dúvidas. O pensador escocês Adam Smith procurou responder racionalmente às perguntas da época. Seu livro, A Riqueza das Nações (1776) é considerado uma das obras fundadoras da ciência econômica. Seu raciocínio era: quando uma pessoa busca o melhor para si, toda a sociedade é beneficiada.
Por exemplo, quando uma cozinheira prepara uma deliciosa carne assada, você saberia explicar quais os motivos dela? Será porque ama seu patrão e quer vê-lo feliz, ou está pensando em si, em primeiro lugar, nela mesma e no pagamento que receberá no final do mês?De qualquer maneira, se a cozinheira pensa no salário dela, seu individualismo será benéfico para ela e seu patrão.
E por que um açougueiro vende uma carne muito boa para uma pessoa que nunca viu antes? Porque deseja que ela se alimente bem ou por que estava olhando para o lucro que terá com as futuras vendas? Graças ao individualismo dele o freguês pode comprar boa carne. Do mesmo jeito, os trabalhadores pensam neles mesmos, trabalhando para garantir seu emprego e seu salário.
A partir da Revolução Industrial o volume de produção aumentou extraordinariamente: a produção de bens deixou de ser artesanal e passou a ser maquinofaturada; a população passou a ter acesso a bens industrializados e deslocaram-se para os centros urbanos em busca de trabalho. As fábricas passaram a concentrar centenas de trabalhadores, que vendiam sua força de trabalho em troca de um salário.
Fonte: www.wikipedia.com.br
www.infoescola.com.br
muito bom,retrata a guerra da revolução industrial com muita clareza,explicação,continuem assim...
ResponderExcluirMuito bom o trabalho.
ResponderExcluirParabéns!
Trabalho ótimo,parabéns!
ResponderExcluirMereceu ir para o blog.