segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Preconceito e igualdade, onde vamos parar?

Colégio QI- Intermares
Professor: Maraiza Medeiros
Disciplina: Gramática e redação
Série: 7º ano
Grupo: Mariana Maurício, Louise Araujo, Renan Dias, Camila de Lira, Yasmin Dias
ONDE FORAM PARAR A LIBERDADE E A IGUALDADE DO NOSSO PAÍS?
SÓ SABEMOS ONDE ESTÁ O PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO!




        A constante discriminação entre as pessoas, privação de liberdade e a desigualdade deixam muitas pessoas indignadas e ainda por cima, tudo isso ocorre por motivos fúteis, deixando a sociedade com problemas relacionados a algo, praticado por pessoas intolerantes e que não tem nada na mente. Elas praticam o que chamamos de PRECONCEITO.
         Primeiramente, observe alguns trechos do Artigo 5 da Constituição Federal regente no Brasil, que aborda temas relacionados à igualdade:

TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;



Tendo conhecimento de parte do artigo, o suficiente para entender essa “igualdade”, partiremos para a definição de cada conceito relacionado às essa lei.

Igualdade - Qualidade do que é igual; completa semelhança; paridade; identidade; organização social onde existem iguais direitos e oportunidades para qualquer classe; relação existente entre duas entidades sempre que as propriedades verificadas por uma sejam verificadas por outra; a ausência de diferenças.

Liberdade - a ausência de submissãoservidão; a independência do ser humano.
Preconceito - é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Uma atitude hostil, negativa ou agressiva em relação a um determinado grupo, pode ser classificada como preconceito.

Sabendo o real significado destas expressões que costumam deixar as pessoas confusas, em especial o vocábulo “preconceito”, partiremos para um assunto mais complexo e que não deveria existir, mas devido à intolerância das pessoas a quaisquer comportamentos que não lhes agrada, surgiram os “tipos” de preconceito. Para melhor informá-los sobre o ssunto, elaboramos uma lista com estes enumerados abaixo:
2.     Preconceito sexual
3.     Preconceito social
5.     Intolerância
6.     bullying
7.     Cyberbullying
8.     Heterofobia
9.     Homofobia
10.   Misandria
11.   Misoginia




      
 Mahatma Ghandi, ao contrário da maioria da população brasileira atual, foi um grande pacificador indiano e deixou milhares de frases. As que mais se enquadram no tema abordado são as seguintes:

“As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?”
“ Seja em você a mudança que quer para o mundo.”
“ Um covarde é incapaz de demostrar amor – isso é privilégio dos corajosos.”
“ A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento, não necessariamente na vitória.”


                Números e Dados



 


        Agora iremos informa-los, por meio de gráficos sobre a quantidade de deficientes no Brasil, o grau de aversão a certos “tipos” de pessoas, quem conhece alguém racista e quem sofreu algum tipo de discriminação.





Analisando os gráficos, podemos constatar que a maioria dos deficientes brasileiros são visuais, que poucas pessoas têm como conhecidas pessoas racistas e que a maioria dos entrevistados não foram vítimas de preconceito, o que é muito bom, pois embora exista, as taxas não são tão altas a ponto de sermos um país extremamente racista.

·         utops.com.br


20 comentários:

  1. É bom sabermos que há leis contra esses tipos de discriminações , pois nos mostra como devemos tratar nossos colegas.Gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário acima foi feito por Louise (7ano)por meio da conta de Sintique(7ano)

      Excluir
  2. Aprendemos que devemos tratar as pessoas com igualdade, afinal somos todos iguais perante a lei ! Parabéns, o trabalho ficou ótimo !

    ResponderExcluir
  3. Gostei, vi muitas coisas novas parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pessoal, esse trabalho foi muito importante para aprendermos sobre os preconceitos e como acabarmos com esse mal.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de fazer esse trabalho com o meu grupo, todos nós aprendemos coisas novas como os "tipos" de preconceito e porque a liberdade é importante!

    ResponderExcluir
  6. parabéns galera!!achei muito interessante esse trabalho pois aprendemos mais coisas e ficamos mais conscientes de certas coisas! chega de preconceito !
    Rafaela Paiva (7º ano )

    ResponderExcluir
  7. O trabalho foi muito construtivo,mostrando novas ideais sobre o preconceito e as desigualdades do mundo.Maravilhoso,muito bom!

    ResponderExcluir
  8. O trabalho ficou muito bom , bem elaborado, adorei



    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do trabalho,ficou muito bom e fala de um assunto muito interessante,atual e polemico.

    ResponderExcluir
  10. Deeu muito trabalho, mas valeu a pena.

    ResponderExcluir
  11. gostei para valer parabéns continuem assim

    ResponderExcluir
  12. Amei!!!! O trabalho ficou bem organizado, bem elaborado e com figuras chocantes....Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. parabéns pelo trabalho ficou bem legal

    ResponderExcluir
  14. O trabalho está bem organizado e com boa explicação,muito bom

    ResponderExcluir
  15. Ficou maravilhoso, foi muito legal fazer esse trabalho, valeu o esforço!!!
    Yasmin Dias

    ResponderExcluir