Colégio QI Intermares
Série : 9º ano
Disciplina : Gramática
Professora : Marilúcia
Série : 9º ano
Disciplina : Gramática
Professora : Marilúcia
Atividade sobre estrutura das palavras e colocação
pronominal
1.
Assinalar a alternativa correta. Na palavra “empedramento”.
a) o
sufixo é ento
b) o prefixo é empe
c) o
tema é pedra
d) o
radical é emped.
2.
Assinale a opção em que há erro na identificação do elemento mórfico grifado:
a) compostas: desinência
de feminino;
b) quadrar:
radical;
c) adotei vogal
temática;
d) pareceram: vogal
temática;
e) influência: desinência
de feminino.
3.
Assinale a opção em que se caracterizou erroneamente o elemento mórfico em
destaque.
a) Ameaçam
– M – desinência número-pessoal
b) Seja –
A – desinência modo-temporal
c) Maneira – A
– desinência de gênero.
d) Informe
– IN – prefixo.
e) Pode –
E – vogal temática.
4
.Farejando apresenta em sua estrutura:
(a) radical
farej - vogal temática a — tema fareja — desinência ndo.
(b)
radical far — tema farej — vogal temática e — desinência ndo.
(c)
radical fareja — vogal temática a — sufixo ndo.
(d) tema
farej — radical fareja — sufixo ndo.
5.Em “..
conhecendo nosso medo...” ,o vocábulo sublinhado apresenta em sua estrutura os
seguintes elementos mórficos:
a) o
radical conhece, o prefixo ndo.
b) o
radical ndo, o tema conhece, a vogal temática e.
c) o
prefixo com, o radical conhece, a vogal temática e. a desinência ndo.
d) o
radical conhec, a vogal temática e , o tema conhece , a desinência
6)(NCE) A frase em que
os pronomes sublinhados foram usados corretamente,
dentro dos padrões da língua culta, é:
a) Aguarde um momento,
que eu quero falar consigo;
b) É chato, mas isso
sempre ocorre com nós dois;
c) O processo está aí
para mim examinar;
d) Vossa Senhoria
chegou com vossos acompanhantes;
e) Já há entendimento
entre eu e ela.
7) “Não me deixo
tapear”.
Empregou‑se a colocação
proclítica do pronome átono,
pelo mesmo motivo por que ela foi empregada na citação acima, em:
a) Cada qual se ajeite como puder.
b) De modo algum me afastarei da cidade.
c) Logo que o vi, chamei a
polícia.
d) Alguém lhe disse que havia perigo.
e) Oxalá a morte vos encontre preparado.
8)(FEC)
Está em desacordo
com as normas da língua culta o emprego
do pronome relativo na frase:
a)
A Conferência Rio + 10 entre cujos participantes havia pessoas do mundo inteiro
realizou‑se na África do Sul.
b)
A proposta brasileira cujo conteúdo era de interesse de todas as nações não
conseguiu aprovação.
c)
A carta de intenções de cujo conteúdo os países depositavam confiança foi uma
decepção.
d)
O discurso em que o presidente anunciou a proposta brasileira foi bastante
aplaudido.
e) Tomaso de Lampedusa
a respeito de quem foi feita a referência deixou uma obra de mérito.
9)(UFSE) “Os projetos
que ________ estão em ordem; ________, ainda hoje, conforme ________”.
a) enviaram‑me ‑
devolvê‑los‑ei ‑ lhes prometi.
b) enviaram‑me ‑ os
devolverei ‑ lhes prometi.
c) enviaram‑me ‑ os
devolverei ‑ prometi‑lhes.
d) me enviaram ‑ os
devolverei ‑ prometi‑lhes.
e) me enviaram ‑
devolvê‑los‑ei ‑ lhes prometi.
10)(NCE) A frase “Devo‑lhe um grande favor, mas não lhe poderei
recompensar tão cedo”, quanto à regência, em razão do emprego dos pronomes
oblíquos, está:
a) inteiramente correta;
b) inteiramente incorreta;
c) parcialmente incorreta, pois o verbo dever se constrói com o pronome o;
d) parcialmente correta, pois o verbo dever é apenas transitivo
direto;
e) parcialmente incorreto, pois o verbo recompensar se constrói com o pronome o.
Nenhum comentário:
Postar um comentário