Cultura no Brasil
Aluna: Hedlanny Santana Bezerra
Professor: Magno
Colégio Q.I- Intermares
Esse texto, sinceramente é muito interessante, Fala muito sobre a cultura, principalmente a pesquisa retirada do site: Orixas.org |
Turno: Manhã
“Não há ninguém, mesmo sem
cultura,que não se torne poeta, quando o amor toma conta dele.” - Platão
A CULTURA é
fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que
guiam nosso comportamento social. Entender
como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções
e a avaliação do outro, é um grande desafio.
CULTURA - É o conjunto de
atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo
qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e
rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto
do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e
materiais. É o conjunto de
fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação
( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em
permanente processo de mudança.
A música do Brasil se formou, principalmente, a
partir da fusão de elementos europeus e africanos, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses e escravos. Com grande participação negra, a música popular
desde fins do século XVIII começou a dar sinais de formação de uma
sonoridade caracteristicamente brasileira. Na música clássica, contudo, aquela diversidade de elementos se
apresentou até tardiamente numa feição bastante indiferenciada, acompanhando de
perto - dentro das possibilidades técnicas locais, bastante modestas se
comparadas com os grandes centros europeus ou como os do México e
do Peru - o que acontecia na
Europa e em grau menor na América espanhola em cada período, e um caráter
especificamente brasileiro na produção nacional só se tornaria nítido após a
grande síntese realizada por Villa Lobos, já em meados do século XX.
"O
Brasil não só é um país da diáspora africana, mas também um país africano, a segunda maior nação
negra do mundo"
Se
entendermos que cada grupo étnico possui sua forma de se expressar no mundo,
ampliamos nossa compreensão de que há uma diversidade cultural que deve ser respeitada, senão
compreendida. E o respeito
compreende a liberdade de expressão.
A
história ocidental nos deixou de herança o olhar etnocêntrico.
Este olhar foi um dos fatores desencadeadores do fenômeno social da atitude preconceituosa e da discriminação.
No
séc. XXI, uma parcela da população em um processo que é natural de mudança de
mentalidade, se debruça sobre estes aspectos herdados com o objetivo de
superá-los. Nesta parcela
estão artistas, livres pensadores, educadores, governo e grupos sociais,
editores de jornais, livros e revistas, etc. Em
todos os setores e através de todos os meios de comunicação, o tema diversidade
cultural está sendo tratado de forma profunda, pois entendem que só assim, se
poderá avançar.
“Em geral, o senso comum emprega as expressões ‘ter
cultura’ e ‘não ter cultura’ como sinônimos de culto e inculto, o que gera uma
série de distorções e preconceitos”.
No
sentido Antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas
em culturas,
no plural, pois a lei, os valores, as crenças, as práticas e instituições
variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma
sociedade, por ser temporal e histórica, passa por transformações culturais
amplas e, sob esse aspecto, Antropologia e História se completam, ainda que os
ritmos temporais das várias sociedades não sejam os mesmos, algumas mudando
mais lentamente e outras mais rapidamente.
Se
reunirmos o sentido amplo e o sentido restrito, compreenderemos que a Cultura é
a maneira pela qual os humanos se humanizam por meio de práticas que criam a
existência social, econômica, política, religiosa, intelectual e artística.
A
religião, a culinária, o vestuário, o mobiliário, as formas de habitação, os
hábitos à mesa, as cerimônias, o modo de relacionar-se com os mais velhos e os
mais jovens, com os animais e com a terra, os utensílios, as técnicas, as
instituições sociais (como a família) e políticas (como o Estado), os costumes
diante da morte, a guerra, o trabalho, as ciências, a Filosofia, as artes, os
jogos, as festas, os tribunais, as relações amorosas, as diferenças sexuais e
étnicas, tudo isso constitui a
Cultura como invenção da relação com o Outro.
O
Outro, antes de tudo, é a Natureza. A naturalidade é o
Outro da humanidade. A seguir, os deuses, maiores do que os humanos, superiores
e poderosos. Depois, os outros humanos, os diferentes de nós mesmos: os
estrangeiros, os antepassados e os descendentes, os inimigos e os amigos, os
homens para as mulheres, as mulheres para os homens, os mais velhos para os
jovens, os mais jovens para os velhos, etc.
Em
sociedades como a nossa, divididas em classes sociais, o Outro é também a outra
classe social, diferente da nossa, de modo que a divisão social coloca o Outro
no interior da mesma sociedade e define relações de conflito, exploração,
opressão, luta. Entre os inúmeros resultados da existência da alteridade (o
ser, um Outro)
no interior da mesma sociedade, encontramos a divisão entre cultura de elite e
cultura popular, cultura erudita e cultura de massa.
DEFINIÇÕES
A PARTIR DO ENTENDIMENTO DO QUE É CULTURA
DISCRIMINAÇÃO
- Discriminar significa "fazer uma
distinção". O significado mais comum, tem a ver com a discriminação
sociológica: a discriminação social,
racial, religiosa, sexual, étnica ou especista.
DIVERSIDADE
- Movimento
que vai na contra-corrente da monocultura ou cultura única.
‘A
diversidade é percebida, com frequência, como uma disparidade, uma variação,
uma pluralidade, quer dizer, o contrário da uniformidade e da homogeneidade. Em
seu sentido primeiro e literal, a diversidade cultural referia-se apenas e
simplesmente, em consequência, à multiplicidade de culturas ou de identidades
culturais. Mas, nos dias de hoje, esta visão está ultrapassada pois, para
inúmeros especialistas, a «diversidade» não se define tanto por oposição à
«homogeneidade» quanto pela oposição à «disparidade». Ela é sinônimo de diálogo
e de valores compartilhados.’ Alain Kiyindou
“A
sociedade brasileira reflete, por sua própria formação histórica, o pluralismo.
Somos nacionalmente, hoje, uma síntese intercultural, não apenas um mosaico de
culturas. Nossa singularidade consiste em aceitar – um pouco mais do que outros
- a diversidade e transformá-la em algo mais universal. Este é o verdadeiro
perfil brasileiro… Sabemos,
portanto, por experiência própria, que o diálogo entre culturas supera – no
final – o relativismo cultural crasso e enriquece valores universais”.
ETNOCENTRISMO é uma atitude na qual a visão
ou avaliação de um grupo sempre estaria sendo baseado nos valores adotados pelo
seu grupo, como referência, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude
discriminatória e preconceituosa. Basicamente,
encontramos em tal posicionamento um grupo
étnico sendo considerado como
superior a outro.
Não
existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode
ter menor ou maior desenvolvimento tecnológico se comparado um ao outro,
possivelmente, é mais adaptavel a determinados ambientes, além de não possuir
diversos problemas que esse grupo "superior" possui.
FOLCLORE
- Gênero
de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e
festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração.
"Folclore é tradição! Passado e presente! É cultura embasada nos usos e
costumes de uma Nação!Todos os povos possuem suas tradições,crendios e supertições,que
transmitem atrvés de lendas ,contos, proverbios e canções ".
PRECONCEITO
- É uma atitute discriminatória que baseia
conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre
pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de
alguém, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são o
social, racial e sexual.
RELATIVISMO
CULTURAL - é uma ideologia
politico-social que defende a validade e a riqueza de qualquer sistema cultural
e nega qualquer valorização moral e ética dos mesmo.
O
relativismo cultural defende que o bem e o mal são relativos a cada cultura. O
"bem" coincide com o que é "socialmente aprovado" numa dada
cultura. Os princípios morais descrevem convenções sociais e devem ser baseados
nas normas da nossa sociedade. Harry Gensler
Ex: Na cultura européia-ocidental,
o ato de comer é feito com garfo, faca e colher. Excetuando-se os cerimoniais, não há
ordem estabelecida para sentar na mesa. Na China o costume é comer sentado. No interior do nordeste é costume
comer utilizando-se os dedos. Junta-se
um punhado de comida, em geral com farinha e com os dedos leva-a à boca. Hábitos diferentes que naturais em
seus contextos, podem ser mal interpretados fora deles. Assim, comer com a mão pode ser uma
falta de educação, comer com colher pode ser coisa de pobre ou comer com garfo
e faca ou palitos pode parecer estranho a quem não tem este hábito.
MUITO BEM MINHA LINDA!
ResponderExcluirPARABÉNS POR ESSE MARAVILHOSO TRABALHO!
CULTURA, PRECISAMOS CONSERVAR ISSO TODOS OS DIAS!
DEUS TE ABENÇOE!