quinta-feira, 28 de março de 2013

trabalho de historia 6° ano

                                                                    QI-Intermares
grupo: Ivan ,Fernanda,Eric,M.Eduarda e Alec
professora:Francy
 
 
A origem do homen americano
 
 
A origem do homen americano foi no continente africano que surgiram is primeiros humanos , segundo muitos cientistas .Nossos ancestrais deslocaram-se da África para outras regiões da terra
 
Sabemos com certeza que , o povoamentoda america  começou muito antes da chegada dos europeus, em 1492. A partir do século XIX , os pesquisadores se interessam em estudar a questão. Os arqueologos iniciaram as primeiras escavações no territorio americano em busca de evidências que pudessem esclaresser ou pelo menos dar pistas confiáveis da origem do homem americano . Até hoje se discute muito como ocorreu esse povoamento ,isto é, como o homen chegou até aqui.

Duas teorias explicam a presença humana na Ámerica e também no Bering e a teoria transoceânica.

trabalho de historia 6° ano

QI.Questão de Inteligencia
 
trabalho do blog
 
Historia


Professora:francy
grupo: (Aleksandra Ramos,Larissa,Paulo,César,Rogério)


pinturas rupestres
 
Há milhares de anos os povos antigos já se manifestavam artisticamente , embora ainda não conhecessem a escrita, eles eram capases de produzir obras de arte. a arte rupestre é composto por representações gráficas feitas em paredes de cavernas pelos homens da pré - historia.
 
 
Eles expresavam o seu dia a dia desenhavam a representação da caça através do desenho de animais.

Para fazerem as pinturas na parede , das cavernas , os homens da pré - historia usavam sangue de animais ,saliva,fragmento de rochas ,  argila , terra e outros.

 


quarta-feira, 27 de março de 2013

Trabalho de Ciências- 8º ano - Grupo 2



             Colégio Q.I  Questão de Inteligência

             Cabedelo- Intermares

             Grupo: Rayssa,Laila,Beatriz,Marília.

             Série: 8°ano
                         
             Professora: Ana Paula
             
             Disciplina: Ciências



                   "O Envelhecimento"



                    

Trabalho de matemática- 8º ano Grupo 2




             Colégio Q.I  Questão de Inteligência

             Cabedelo- Intermares

             Grupo: Rayssa,Laila,Beatriz,Marília.

             Série: 8°ano
                         
             Professora: Janeide Firmino

                                            



                                          Características

                                                     de

                                        Ponto,Reta e Plano









                      

Trabalho de matemática- 8º ano





             Colégio Q.I  Questão de Inteligência

             Cabedelo- Intermares

             Grupo: Marcelo, Lucas, Renan,Gabriel P. João Bosco.

             Série: 8°ano
                         
             Professora: Janeide Firmino

                                            



                                          Características

                                                     de

                                        Ponto,Reta e Plano





C

                                                            



                                     

Ciências- 8º ano

      


Colégio Q.I  Questão de Inteligência
Cabedelo- Intermares
Grupo: Marcelo, Lucas, Renan,Gabriel P. João Bosco.
Série: 8°
Professora: Ana Paula



                       "O Envelhecimento"




terça-feira, 26 de março de 2013

segunda-feira, 25 de março de 2013

Religiões Asiáticas


Qi intermares
Data: 19/03/2013
Grupo: Andreza, Klayanne, Juan, Egiton, Maria Vitória e Daniele.
Professor: Mário
Disciplina: Geografia
Série: 9° ano


Religiões Asiáticas

ISLAMISMO
Religião monoteísta baseada nos ensinamentos de Maomé (chamado O Profeta), contidos no livro sagrado islâmico, o Alcorão.

JUDAÍSMO:
É reconhecida como a primeira religião monoteísta da humanidade e cronologicamente a primeira das três religiões oriundas de Abrãao, junto com o cristianismo e o islamismo.

HINDUÍSMO:
É a terceira religião com o maior número de fiéis no mundo (depois do Cristianismo e islamismo) e seus preceitos influenciam fortemente a organização da sociedade indiana.

CRISTIANISMO:
Cristianismo é a religião dos seguidores de Jesus Cristo, iniciada por suas pregações e as de seus apóstolos em meados do século I, na região do atual Estado de Israel.O cristianismo tem origem no judaísmo e é atualmente a religião mais difundida no mundo


Ditadura Militar no Brasil


Colégio QI

Grupo:Alline,Juliana,Ludmilla,Camila e Luizy

Matéria:Geografia

Professor::Mario

Data:25/03/2013
                                                         Ditadura Militar no Brasil

O Regime militar  foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.
A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país.

Golpe Militar de 1964

O Golpe Militar de 1964 marca uma série de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram em um golpe de estado no dia 1 de abril de 1964. Esse golpe pôs fim ao governo do presidente João Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido de forma democrática, eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro
Durante o regime militar, ocorreu um fortalecimento do poder central, sobretudo do poder Executivo, caracterizando um regime de exceção, pois o Executivo se atribuiu a função de legislar, em detrimento dos outros poderes estabelecidos pela Constituição de 1946. O Alto Comando das Forças Armadas passou a controlar a sucessão presidencial, indicando um candidato militar que era referendado pelo Congresso Nacional.

A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente. Partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram suprimidas ou sofreram interferência do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram reprimidos pela censura. A década de 1960 iniciou também, um período de grandes transformações na economia do Brasil,  de modernização da indústria e dos serviços, de concentração de renda, de abertura ao capital estrangeiro e do endividamento externo.

Regime Militar no Brasil

Colégio QI

Grupo:Catarina,Maria Vitória,Rafaella,Yasmyn e Michelle

Matéria:Geografia

Professor::Mario

Data:25/03/2013

                                                         Regime Militar no Brasil 

É conhecido no Brasil como “Regime Militar” o período que vai de 1964 a 1985, onde o país esteve sob controle das Forças Armadas Nacionais (Exército, Marinha e Aeronáutica). Neste período, os chefes de Estado, ministros e indivíduos instalados nas principais posições do aparelho estatal pertenciam à hierarquia militar, sendo que todos os presidentes do período eram generais do exército. Era denominada ”Revolução” em sua época, sendo que os principais mentores do movimento viam o cenário político do início dos anos 60 como corrupto, viciado e alheio às verdadeiras necessidades do país naquele momento. Assim, o seu gesto era interpretado como saneador da vida social, econômica e política do país, livrando a nação da ameaça comunista e alinhando-a internacionalmente com os interesses norte-americanos, trazendo de volta a paz e ordem sociais.

Trabalho Geografia 8ºano


Colégio Q.I  Questão de Inteligência
Cabedelo- Intermares 
   Grupo: Marcelo, Lucas, Renan,Gabriel P. João Bosco.
Série: 8°ano
Professor: Mario
Disciplina: Geografia


                       Guerra Civil Americana


   



            A Guerra de Secessão, que é também chamada de Guerra Civil Americana, colocou em conflito armado os onze estados confederados do sul do país contra os estados do norte. Os sulistas defendiam interesses aristocráticos, latifundiários e escravistas, práticas que determinavam a economia e o modo de produção da região. Por outro lado, os habitantes do norte do país já haviam desenvolvido significativa capacidade industrial e, em geral, descartavam o uso da mão-de-obra escrava como opção correta para o crescimento econômico. A região norte estava interessada em expandir o mercado interno e implementar barreiras protecionistas para que seus produtos tivessem vasão e a industrialização continuasse em crescimento. Já o sul acompanhava o modelo semelhante ao desenvolvido no Brasil, defendendo a abertura para as agras-exportações em uma produção sedimentada no trabalho escravo de negros africanos.

A Guerra de Secessão durou até o dia 28 de junho de 1865, quando tropas remanescentes dos estados confederados do sul assinaram a rendição. Foi o conflito que mais mortes causou entre os estadunidenses, matando aproximadamente 970 mil pessoas. O resultado da guerra foi a demonstração do poder dos estados do norte, que já eram mais desenvolvidos do que os estados do sul. Ao fim do conflito, com os interesses da região sul derrotados, os Estados Unidos aboliram por completo a escravidão no país e assumiram uma postura econômica na linha dos interesses do norte, guiada para o desenvolvimento industrial e expansão do mercado interno.





     
                        
                                                                                                 

domingo, 24 de março de 2013

Trabalho de geografia 6° ano

                                    colégio Questão de Inteligência -Intermares 

                                                


                                                      Trabalho de geografia
                                            
                                              Doenças causadas pelos corantes





Os corantes estão presentes nos alimentos que comemos ,mas não é saudável comermos
muitos alimentos que tenham corante.

"Corantes são substâncias estranhas ao nosso organismo .É preciso tomar cuidado com  excessos",afirma a nutricionista Simone Rocha integrante do conselho federal de
nutricionistas .Alguns estudos mostram a ligação dos corantes à reações  como alergias,dificuldades respiratórias,irritações gástricas e problemas de pele


uma outra pesquisa ,realizada na universidade de southampton,na grã-bretanha, quis demostrar que os corantes em excesso poderiam estimular a hiperatividade em crianças . Eles analisaram dois grupos de crianças entre 3 e 9 anos . o primeiro ingeria uma solução com corantes e determinado conservante e o segundo consumia um placebo.

Hoje no mundo dos alimentos industrializados , além dos diversos tipos de câncer,supostamente causados por substâncias quimicas há também as alergias . no caso dos corantes ,utilizados para colorir alguns alimentos , como doces e caramelos , são considerados maléficos  á saúde humana.   
















professor :Mario
6°  ano-grupo:
Gabriel Motta
Paulo Arthur
Acrisio Lucas
Rodrigo Filho




 


                                      

terça-feira, 19 de março de 2013

DESCRIÇÃO

Colégio QI Intermares
Série : 7º ano
Professora : Maraiza Medeiros
Disciplina : Redação

Texto descritivo

Descrever é procurar recriar a imagem de um ser qualquer (um homem, um animal, um objeto, um lugar, um ambiente), através de uma detalhada enumeração das suas características.Quando uma descrição é bem-feita, o leitor consegue imaginar como é o ser por nós descrito, mesmo sem tê-lo diante dos olhos.Podemos descrever um personagem não apenas fisicamente, dando suas características exteriores, mas também através de suas ações, suas opiniões, seu caráter, seus gostos, seus sentimentos e emoções, seu modo de ser ( caracterização psicológica).

Exemplo:Descrição física:Magro, miúdo e desconjuntado, joelhos que pareciam bolas de tênia, loirinho anêmico de olhos azuis descorados – parecia nem ter sangue. Por isso, tinha o apelido de Amarelinho.

Descrição psicológica:O Nanico? Apesar de pequeno era esperto como diabo. Ele sempre arrombava as fechaduras ou. Tirando os pinos das dobradiças, abria as portas. Contava que, uma vez, tinha feito uma bomba. Podia ser verdade, o Nanico tinha uma cuca ótima, consertava até rádio. Como aquele que tinha roubado de um fusquinha.

GANYMEDES JOSÉ. Amarelinho, São Paulo, Moderna, 1983

Atividade de casa

Atividade de produção - Vamos descrever uma pessoa. Observe discretamente seu melhor amigo de classe e em seguida descreva-o, atente para todos os detalhes do seu amigo. Procure citar o maior numero possível de características, mas não se preocupe em citar o nome. Preste atenção à divisão das características físicas e psicológicas.

              

segunda-feira, 18 de março de 2013

Itália-o berço do renascimento


Colégio QI,Intermares
Data: 18/03/2013
Grupo: Aline,Juliana,Camila,Ludmila e Luizy
Matéria: Historia
Série: 7 ano
Professora: Francy

Apesar do renascimento ,entre os séculos XIV e XVI,expandir-se para varias regiões e reinos da Europa Ocidental,suas raízes mais profundas encontram-se no solo italiano.O historiador V.H.H.Green(in´renascimento e reforma:um estudo da historia européia',1952)tratou de fazer um levantamento das condições culturais e sócio-econômicas da Itália para determinar de que modo elas induziram ou alimentaram aquele período que foi considerado um dos mais belos e originais da Cultura Ocidental em todas as épocas

Os monumentos


Mesmo que grande parte do acervo arquitetônico dos tempos romanos estivesse reduzido á ruínas e a antiga capital do império se encontrasse em estado lamentável,por toda parte que os italiano andavam podiam facilmente verificar a magnitude das obras do passado bem como a proporcionalidade e beleza com que foram concebidos.

O cristianismo-Idade média


Colégio QI,Intermares
Data:18/03/2013
Grupo:Catarina, Rafaela, Yasmin. Maria Vitória e Michele
Matéria:Historia
Série:7 ano
Professora:Francy

Cristianismo (do grego Xριστός, "Christós", messias) é uma religião abraâmica monoteísta [1] centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazarétais como são apresentados no Novo Testamento.[2] A  cristã acredita essencialmente em Jesus como o CristoFilho de DeusSalvador e Senhor.[3] A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo, a Ortodoxia Oriental (separada do catolicismo em 1054 após o Grande Cisma do Oriente) e o protestantismo (que surgiu durante a Reforma Protestante do século XVI). O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações. Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus que se tornou homem e o Salvador da humanidade, morrendo pelos pecados do mundo. Geralmente, os cristãos se referem a Jesus como o Cristo ou o Messias.


o lado ocidental do império cairia em 476,ano da deposição do ultimo imperador romano pelo "bárbaro" germânico Odoacro,mas o cristianismo permaneceria triumfante em grande parte da Europa.

Resenha " Auto da Compadecida"

Colégio QI- Intermares
Série: 9º ano
Disciplina: Redação
Professora: Maraiza Medeiros
Alunos: Lucas José, Luan Victor, Bruno, Isabela, Leonardo, Mickael
Resenha do filme " O auto da compadecida"

Vejam a forma criativa e divertida que um grupo do 9º ano encontrou para fazer uma resenha a respeita da obra do autor paraibano Ariano Suassuna. 



Hino do QI


Colégio QI- Intermares
Série: 8º ano
Disciplina: Redação
Professora: Maraiza Medeiros
Alunos: Lucas Queiroz, Marcelo Dias, Renan Dias, Gabriel Pessoa e João Bosco

O trabalho sugerido em sala foi a produção de um hino, visto que este era o gênero textual em estudo. Sabendo que o hino é um canto de louvor ou exaltação em forma de poema, apresenta muitas vezes estribilho, rimas, musicalidade, versos e estrofes, com uma linguagem formal. Assim surgiu a ideia de os alunos em grupo buscarem a música de hinos já existentes e colocarem a letra produzida por eles. Vejam o trabalho excelente produzido.



sexta-feira, 15 de março de 2013

O Nazismo - Historia


                O Nazismo   

(http://1e2guerramundialeguerrafria.blogspot.com.br/2012/03/o-nazismo.html)


O nazismo era um sistema político que reprimia as individualidades em favor da coletividade e pregava a superioridade de raça alemã.É também a ideologia praticada pelo partido Nazista da Alemanha ,formulada por Adolf Hitler e adotada pelo governo da Alemanha Nazista ou terceiro Reich.
No Brasil,como em vários outros países,a apologia ao nazismo é capitulada em lei como crime inafiançável.
O nazismo é frequentemente considerado por estudioso como uma derivação do Fascismo.Mesmo incorporado elementos tanto da direita política quanto da esquerda política.Os nazistas foram um dos vários grupos históricos  que utilizaram o termo nacional-socialismo para descrever a si mesmo,e na década de 1920,tornaram-se o maior grupo da Alemanha.O partido Nazista  apresentou seus ideais no programa de 25 pontos do Nacional socialista em 1920.Entre os elementos –chave do ocoletivismo, a eugenia,o antissemitismo,o anticomunismo ,o totalitarismo e a oposição ao liberalismo econômico e político.
Na década de 1930, o nazismo não era um movimento monolítico,mas sim uma combinação de várias ideologias e filosofias centradas principalmente no nacionalismo,no anticomunismo,e no tradicionalismo.Algums grupos,como strasserismo,faziam inicialmente parte do movimento nazista.Uma de suas motivações foi a insatisfação com o Tratado De Versalhes,que era entendido como uma conspiração judaicacomunista para humilhar a Alemanha no final da primeira guerra mundial.Os males da Alemanha pós-guerra foram críticos para a formação da ideologia e suas críticas á Republica de Weimar pós-guerra.O partido Nazista chegou ao poder na Alemanha em 1933.
Em resposta á instabilidade criada pela grande depressão , os nazistas procuraram um terceiro jeito de gerenciar a economia de seu pais , sem que tenha ideias comunistas ou capitalistas.O governo nazista efetivamente acabou em 7 de maio de 1945 ,no dia V-e, quando os nazistas incondicionalmente renderam-se as potências Aliadas , que tomaram a administração da Alemanha  até que o pais formasse o seu próprio governo democrático.

Apoio Bibliográfico: Wikipédia

Questões sobre o tema:

1)Quem era o líder do partido nazista?
Adolf Hitler

2)Quando o partido foi criado?
1933 à 1945

3) O nazismo é uma ideologia marcada pelo?
Totalitarismo e o nacionalismo exacerbado.

4)Qual era a ideia do Nazismo?
Tinham o destino de dominar o resto da humanidade,que era considerada por Hitler uma ‘’Raça-Impura’’ e por tanto deveria ser eliminada.

5)Quais eram os alvos de Hitler perante a essa ideologia?
Ciganos,homossexuais,comunistas e principalmente os Judeos.



 Colégio Q.I

  • 9º Ano 
  •  Data: 13/03/13
  •   Prof: Francy
  • Disciplina: História.
  • Grupo:Matheus Zamboti, Igor Smith, Nayana Maria, Gabriela Soares, Eduarda Barrêto, Hedlanny Santana, Beatriz David. 

A Revolução Industrial

Colégio Questão de Inteligência - QI
Cabedelo, Intermares
Equipe: Gabriela Mesquita, Yasmin Dias, Mariana Mauricio, Vitória Barbosa e Jéssyka Modesto
Professora: Francilene Lacerda Dias
Disciplina: História
Série: 8° ano



    
Na segunda metade do século XVIII, surgiu a chamada Revolução Industrial, um conjunto de transformações motivado pela necessidade de melhores condições de: trabalho, salário, carga horária, folga e extinção do trabalho familiar (mulheres e filhos). A revolução ocorreu graças ao acúmulo de capitais, mão de obra abundante, estado liberal, matéria prima disponível A revolução industrial foi dividida em três fases:

 Primeira  Fase da revolução industrial:  Ocorreu entre 1780-1830; A revolução industrial a partir de um tempo passou a ser limitada, primeiramente na Inglaterra. Começaram a aparecer indústrias que utilizavam tecidos de algodão, e a mesma utilizava o tear mecânico;

 Segunda  Fase da revolução industrial: Ocorreu entre 1860-1945; Países como Rússia, Alemanha, Itália e França se industrializaram. A utilização de energia foi a  elétrica e as derivadas do petróleo;

 Terceira Fase da revolução  industrial: Começou em 1970 continua até hoje.

Fontes:
   Wikipedia, Sua Pesquisa e Sistema Maxi

Revolução Industrial

Colégio Questão de Inteligência - QI
Cabedelo, Intermares
Grupo: Lucas Queiroz, Gabriel Paiva, Marcelo Dias, Renan Dias e João Bosco de Melo
Professora: Francilene Lacerda Dias
Disciplina: História
Série: 8° ano


        Revolução Industrial foi fruto de um longo processo de acúmulo de capitais, mudanças sociais e econômicas, que ocorreu em solo inglês na segunda metade do século XVIII. Os fatores que contribuiram foram: acumulação de capitais; mão de obra abundante, matéria-prima e mercado consumidor.
        As novidades da Revolução Industrial trouxeram muitas dúvidas. O pensador escocês Adam Smith procurou responder racionalmente às perguntas da época. Seu livro, A Riqueza das Nações (1776) é considerado uma das obras fundadoras da ciência econômica. Seu raciocínio era: quando uma pessoa busca o melhor para si, toda a sociedade é beneficiada.
         Por exemplo, quando uma cozinheira prepara uma deliciosa carne assada, você saberia explicar quais os motivos dela? Será porque ama seu patrão e quer vê-lo feliz, ou está pensando em si, em primeiro lugar, nela mesma e no pagamento que receberá no final do mês?De qualquer maneira, se a cozinheira pensa no salário dela, seu individualismo será benéfico para ela e seu patrão.
         E por que um açougueiro vende uma carne muito boa para uma pessoa que nunca viu antes? Porque deseja que ela se alimente bem ou por que estava olhando para o lucro que terá com as futuras vendas? Graças ao individualismo dele o freguês pode comprar boa carne. Do mesmo jeito, os trabalhadores pensam neles mesmos, trabalhando para garantir seu emprego e seu salário.
         A partir da Revolução Industrial o volume de produção aumentou extraordinariamente: a produção de bens deixou de ser artesanal e passou a ser maquinofaturada; a população passou a ter acesso a bens industrializados e deslocaram-se para os centros urbanos em busca de trabalho. As fábricas passaram a concentrar centenas de trabalhadores, que vendiam sua força de trabalho em troca de um salário.




Fonte: www.wikipedia.com.br
            www.infoescola.com.br