quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Exercício com orações coordenadas II


Colégio QI-Intermares
Série: 9º ano
Disciplina: Gramática
Professora: Marilúcia
Data: 14/02/13
Exercício com orações coordenadas II - Casa

1)Classifique as orações coordenadas grifadas nas frases abaixo:

a)Sempre foi atenta às aulas, mas nunca gostou da matéria. 
b)Foram ao shopping; nada compraram. 
c)Netuno é deus do mar, mas Baco tem afogado muita gente. 
d) A árvore devia estar meio podre; o vento a derrubou, pois. 
e) Pensou em mim; esqueceu-se de si mesmo. 
f) Não era uma beldade; contudo impunha-se pela sua simpatia. 
g) Ela não estaria morrendo nem de frio, nem de fome. 
h) O governo aumentará o preço do álcool e imporá novas medidas de racionamento de combustível. 
i) O governo precisa fazer a economia crescer; deve, pois, estimular o consumo.

2)Falhou a classificação da oração coordenada abaixo.

a)     O amor os uniu, porém a intolerância os separou. [adversativa]
b)    Desvalorizamos a vida, por isso não evoluímos.     [conclusiva]
c)     Pode-se ensinar tudo a leigos, e não a loucos. [aditiva]
d)    Ele faz algo bom ou estraga tudo. [alternativa]
e)    Não és pessoa sincera; então não confiamos em ti. [conclusiva]

3) As orações abaixo são respectivamente:

I-   Ela faz tudo belo, quer cante, quer toque.
II-  Não existe vida após a morte, em vista disso purifique-se aqui.
III- Levanta-te, que a luta vai começar.

a)     principal, assindética, explicativa
b)    assindética, absoluta, conclusiva
c)     principal, assindética, causal
d)    assindética, conclusiva, explicativa
e)    assindética, assindética, explicativa

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Orações Coordenadas


ORAÇÕES COORDENADAS

O Período Composto se caracteriza por possuir mais de uma oração em sua composição.
Sendo Assim:

- Eu irei à praia. (Período Simples)
Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)
- Já me decidi: só irei  à praia, se antes eu comprar um protetor solar. (Período Composto).


Cada verbo ou locução verbal sublinhada acima corresponde a uma oração. Isso implica que o primeiro exemplo é um período simples, pois tem apenas uma oração, os dois outros exemplos são períodos compostos, pois têm mais de uma oração.
Há dois tipos de relações que podem se estabelecer entre as orações de um período composto: uma relação de coordenação ou uma relação de subordinação.
Duas orações são coordenadas quando estão juntas em um mesmo período, (ou seja, em um mesmo bloco de informações, marcado pela pontuação final), mas têm, ambas, estruturas individuais, como é o exemplo de:

Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)

Podemos dizer:

1. Estou comprando um protetor solar.
2. Irei à praia.


Separando as duas, vemos que elas são independentes.
É desse tipo de período que iremos falar agora: o Período Composto por Coordenação.
Quanto à classificação das orações coordenadas, temos dois tipos: Coordenadas Assindéticas e Coordenadas Sindéticas.

Coordenadas Assindéticas
São orações coordenadas entre si e que não são ligadas através de nenhum conectivo. Estão apenas justapostas.


Coordenadas Sindéticas

Ao contrário da anterior, são orações coordenadas entre si, mas que são ligadas através de uma conjunção coordenativa. Esse caráter vai trazer para esse tipo de oração uma classificação:

As orações coordenadas sindéticas são classificadas em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
Vejamos exemplos de cada uma delas:

Orações Coordenadas Sindéticas Aditivase, nem, não só… mas também, não só… como, assim… como.
- Não só cantei como também dancei.
- Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia.
- Comprei o protetor solar e fui à praia.


Orações Coordenadas Sindéticas Adversativasmas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão.
- Fiquei muito cansada, contudo me diverti bastante.
- Ainda que a noite acabasse, nós continuaríamos dançando.
- Não comprei o protetor solar, mas mesmo assim fui à praia.


Orações Coordenadas Sindéticas Alternativasou… ou; ora…ora; quer…quer; seja…seja.
- Ou uso o protetor solar, ou uso o óleo bronzeador.
- Ora sei que carreira seguir, ora penso em várias carreiras diferentes.
- Quer eu durma quer eu fique acordado, ficarei no quarto.


Orações Coordenadas Sindéticas Conclusivaslogo, portanto, por fim, por conseguinte, consequentemente.
- Passei no vestibular, portanto irei comemorar.
- Conclui o meu projeto, logo posso descansar.
- Tomou muito sol, consequentemente ficou adoentada.


Orações Coordenadas Sindéticas Explicativasisto é, ou seja, a saber, na verdade, pois.
- Só passei na prova porque me esforcei por muito tempo.
- Só fiquei triste por você não ter viajado comigo.
- Não fui à praia pois queria descansar durante o Domingo.


FONTE:



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Resenha Crítica

Colégio QI- Intermares
Série: 9○ ano
Disciplina: Redação
Professora: Maraiza Medeiros

Resenha crítica 9○ ano

Toda resenha é uma descrição detalhada a respeito de determinado conjunto de fatos. A resenha crítica  é a apresentação do conteúdo de uma obra.

O resenhista é aquele que escreve resenha e que possui a capacidade de redigir um resumo a respeito da leitura, formulando um conceito de valor de determinada obra literária.

A resenha crítica apresenta determinado nível de julgamento sobre a obra literária e sobre uma peça teatral, um roteiro de cinema e TV, descrição de método científico, entre outras categorias de obras.

O resenhista crítico deve escrever de maneira impessoal, sem demonstrar sarcasmo ou comicidade em sua opinião.
A resenha deve apresentar um posicionamento técnico a partir de uma análise sobre a obra, expondo o  resumo do conteúdo e o nível de sua importância. Em suma, apresenta o conteúdo de uma obra com uma avaliação técnica e crítica.

O objetivo da resenha crítica é informar o leitor a respeito do assunto de determinado livro, a contribuição do autor, sempre de maneira objetiva e educada, sem menosprezar de maneira vulgar o conteúdo analisado. Evidencia também o trabalho do autor sobre as abordagens, seu nível de conhecimento e o valor de sua teoria.

O resenhista crítico mostra as falhas presentes na obra, informações desencontradas e, quando merecido, dar elogios ponderados, sem “rasgar a seda”. Apesar de sua análise técnica e equilibrada, o resenhista não possui o direito e deturpar o conteúdo do livro e o pensamento do autor da obra.Não pode dizer como deveria ter escrito, ressaltando suas próprias qualidades, pormenorizando o valor do autor da obra analisada. O resenhista precisa ter conhecimento completo da obra, competência na matéria ( se a obra aborda assuntos médicos, por exemplo, o resenhista precisa ter domínio sobre o assunto), capacidade de juízo de valor (utilizando visão técnica e impessoal), independência de juízo, correção, e respeitar o pensamento do autor.

Ninguém tem tempo para ler todos os livros indicados, para não perder tempo de trabalho intelectual, o melhor recurso é recorrer às resenhas das obras, que auxilia na decisão de ler ou não ler determinada obra. A resenha ajuda muito na elaboração de estudos científicos e elaboração de monografias.

Em sua estrutura a resenha deve conter a referência bibliográfica, credenciais do autor, conhecimento sobre ideia e tema do conteúdo, conclusão do autor, método e embasamento usado pelo autor, e a apreciação a respeito do julgamento da obra.

Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Resenha_críticaLakatos, Eva Maria e Marconi, Marina. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo. Ed.Atlas,1991.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Período composto por coordenação


Colégio QI-Intermares
Série: 9º ano
Disciplina: Gramática
Professora: Marilúcia
Data: 07/02/13

Exercício sobre orações coordenadas I

1. Sublinhe os verbos e classifique os períodos em simples ou compostos.
a. Amanheceu. Vimos os primeiros raios solares enquanto caminhávamos na areia. A brisa do mar ainda era fria quando acordamos do sonho.
b. Lenon casou-se pela segunda vez. Ela era japonesa, inteligente, artista plástica e vivia nos Estados Unidos.

2. Transforme os períodos simples em períodos compostos, acrescentando as conjunções coordenativas adequadas. Depois, classifique as orações.

a. Vinícius de Moraes já morreu. Não morreram seus poemas e músicas. Sua criação artística e eterna.
b. Faltava dinheiro para o lazer. O jeito era participar da pelada aos domingos.
c. Observei o comentário do diretor. Percebi o meu engano.
d. Olhou-me duramente. Foi-se embora.
e. O marceneiro chegou. Começou o serviço.

3. Classifique as orações coordenadas grifadas nas frases abaixo:

 a)Ele estudou o ano inteiro para o vestibular, logo conseguiu entrar na tão sonhada faculdade.
b)Não deixe de estudar, pois amanhã haverá prova. 
c)Fale depressa que eu preciso ir embora.
d)A desintegração do núcleo libera o calor; logo fornece energia. 
e)Ou você me conta a verdade, ou sai daqui.
f)Terminou toda a obrigação; portanto pôde sair. 
g)Queriam caminhar muito; contudo não tiveram forças.

Atividade sobre Tempos derivados do presente do indicativo


Colégio QI-Intermares
Série: 8º ano
Disciplina: Gramática
Professora: Marilúcia
Data: 07/02/13
Atividade sobre Tempos derivados do presente indicativo

1)Observe as formas verbais.

eu perco,tu perdes, ele perde
que eu perca,que tu percas ,que ele perca

a)Qual é o infinitivo do verbo conjugado acima? Qual é o radical desse verbo?
b)Em que tempo e modo estão os verbos do primeiro grupo? E os do segundo ?
c)Continue a conjugação do primeiro grupo.
d) Continue a conjugação do segundo grupo.
e)Agora ,forme o imperativo afirmativo e negativo desse verbo.

2) Complete as lacunas com as formas verbais demarcadas entre os parênteses:

a) É bem provável que ela --------- um bom resultado nas avaliações (obter – presente do modo subjuntivo)
b) Em se tratando desse caso, é necessário que vocês ------- com cautela. (agir – presente do modo subjuntivo)
c) Não ------ em falsas promessas (crer - imperativo negativo)
d) --------- pelos seus ideais. (lutar- imperativo afirmativo)
e) ------------- seu caminho daqui em diante. (seguir – imperativo afirmativo)
f) ------------- de seus sonhos. (desistir – imperativo negativo)



OBS : atividade retirada do livro – Gramática teoria e exercícios, de Paschoalin & Spadoto – Ed.FTD