quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Plantas Medicinais

Colégio Questão de Inteligência - QI
Cabedelo, Intermares
Aluna: Camila Moraes
Disciplina: Ciências
Professora: Ana Paula
Série: 7º ano











Predicação Verbal

Colégio QI- Intermares
Série: 7º ano
Disciplina: Gramática
Professora: Maraiza Medeiros

Vejam esse resumo do conteúdo visto em sala, é importante que vocês imprimam ou salvem no tablet para estudarem. Vejam também o site de onde foi retirado esse resumo é bem confiável.


Predicação Verbal
Chama-se predicação verbal o resultado da ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos. Quanto à predicação, os verbos podem ser intransitivostransitivos ou de ligação.
1) Verbo Intransitivo
É aquele que traz em si a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido. Sua ação não transita.
Por Exemplo:
O avião caiu.
O verbo cair é intransitivo, pois encerra um significado completo. Se desejar, o falante pode acrescentar outras informações, como:
local: O avião caiu sobre as casas da periferia.
modo: O avião caiu lentamente.
tempo: O avião caiu no mês passado.
Essas informações ampliam o significado do verbo, mas não são necessárias para que se compreenda a informação básica.
2) Verbo Transitivo
É o verbo que vem acompanhado por complemento: quem sente, sente algo; quem revela, revela algo a alguém. O sentido desse verbo transita, isto é, segue adiante, integrando-se aos complementos, para adquirir sentido completo. Veja:
S. Simples
Predicado
As crianças
precisam
de carinho.
1
2
1= Verbo Transitivo 
2= Complemento Verbal (Objeto)
O verbo transitivo pode ser:
a) Transitivo Direto: é quando o complemento vem ligado ao verbo diretamente, sem preposição obrigatória.
Por Exemplo:
Nós
escutamos
nossa música favorita.
1
1= Verbo Transitivo Direto
b) Transitivo Indireto: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória.
Por Exemplo:
Eu
gosto
de sorvete.
2
2 =  Verbo Transitivo Indireto
de= preposição
c) Transitivo Direto e Indireto: é quando a ação contida no verbo transita para o complemento direta e indiretamente, ao mesmo tempo.
Por Exemplo:
Ela
contou
tudo ao namorado.
3
3= Verbo Transitivo Direto e Indireto
a= preposição
3) Verbo de Ligação
É aquele que, expressando estado, liga características ao sujeito, estabelecendo entre eles (sujeito e características) certos tipos de relações.
O verbo e ligação pode expressar:
a) estado permanente: ser, viver.
Por Exemplo:
Sandra é alegre.
Sandra vive alegre.
b) estado transitório: estar, andar, achar-se, encontrar-se
Por Exemplo:
Mamãe está bem.
Mamãe encontra-se bem.
c) estado mutatório: ficar, virar, tornar-se, fazer-se
Por Exemplo:
Júlia ficou brava.
Júlia fez-se brava.
d) continuidade de estado: continuar, permanecer
Por Exemplo:
Renato continua mal.
Renato permanece mal.
e) estado aparente: parecer
Por Exemplo:
Marta parece melhor.
Observação:  a classificação do verbo quanto à predicação deve ser feita de acordo com o contexto e não isoladamente. Um mesmo verbo pode aparecer ora como intransitivo, ora como de ligação. Veja:
1 - O jovem anda devagar.
anda = verbo intransitivo, expressa uma ação.
2 - O jovem anda preocupado.
anda=  verbo de ligação, expressa um estado.
Retirado do site: http://www.soportugues.com.br

terça-feira, 30 de outubro de 2012

teste streaming

O Avanço da Tecnologia



Colegio Qi, Intermares
Aluno: Luiz Henrique
Disciplina: Geografia
Professor: Mario


O Avanço da Tecnologia


A tecnologia vem evoluindo de uma forma assustadora, até dez anos atrás para se ter um celular você teria que desembolsar mais de dois mil reais, hoje em dia você tem direto do seu celular Acesso a GPS, Internet, tudo o que imaginar, na palma da sua mão.
E isso não acontece só com o Celular, Computadores, Vídeo Games, a tecnologia esta em todo lugar, na sua Geladeira, na sua Roupa, e até mesmo na sua Cama!

Nos carros, tudo tem tecnologia e ela só tem um dever, Facilitar nossa vida e torná-la mais prática e prazerosa, atualmente os avanços tecnológicos são de assustar, Nano Tecnologia, Vida fora da terra, diferentes formas de sobrevivência, tudo em prol do nosso beneficio.
A tecnologia já foi tão longe que já conseguimos clonar animais, e algumas pessoas se arriscam dizer que até mesmo clonar Humanos, esse é um teste que nunca foi feito, pois os cientistas não foram autorizados a realizar testes em seres humanos, mas segundo os próprios cientistas isso já é possível, a clonagem humana, mas existem vários órgãos que impedem os cientistas de realizarem testes em humanos, porque primeiramente para testar uma tecnologia você precisa de uma cobaia, e, portanto não é realizado teste em seres humanos.
Há pessoa que dizem que já existe cura para AIDS, Gripe Aviaria, Gripe Suína entre outras doenças que supostamente não tem cura.
Porém nunca saberemos disso, pois os governos dos países não revelam este tipo de coisa, como é o caso da famosa e polemica área 51 nos EUA, que é supostamente uma base militar subterrânea que fica em algum lugar dos EUA, lá há boatos que existem Extraterrestres, e tecnologias que o ser humano nunca imaginou existir.
Já são realizados estudos para substituir o petróleo, como é o caso do Bio-diesel,e dos carros elétricos que já são uma realidade.
Uma coisa é que nos podemos ficar tranquilos, pois a tecnologia sempre é feita pensando na melhoria de nossas vidas.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Qual a importância da república?


Colégio: QI Intermares
Aluno: Mickael Yoshua Cardoso Reis
Série: 8º ano
Disciplina: História
Professor: Élton
Pergunta:
  Qual a importância da república?
Para falarmos da importância da republica primeiro temos que saber o que é e como funciona.
A república é uma forma de governo na qual o chefe do estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. Por isso que é tão importante, pois o povo pode decidir quem vai representa-lo através de voto livre e secreto, além de podermos escolher, o seu poder só durará um determinado tempo, pois se o povo escolher a pessoa errada pode corrigir esse erro após quatro anos.
Na república nós temos liberdade de expressão, todos são tratados de forma igual e temos direitos iguais.
O Brasil possui essa forma de governo.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Interjeição

Colégio QI- Intermares
Série: 7º ano
Disciplina: Gramática
Professora: Maraiza Medeiros

Atividade ( Uso da Interjeição)

Respondam a atividade no próprio blog como comentário, vocês também podem imprimir a atividade para ficar como suporte de estudo.

1. Quais dos grupos de palavras são formados por interjeição:
a) Vida, Casa, Palavra, Cruzada
b) Documentar, Texto, Moscas! , Questione!
c) Ei!, Marta, Sai!, Entretanto
d) Oh!, Claro!, Oba!, Atenção!
e) Atenção!, A tensão, Rua Gaspar Dutra, Correr

2. Qual dos sentidos das interjeições está correto?
a) Credo! - Repulsa
b) Vamos! – Dúvida
c) Puxa! – Intenção
d) Firme! - Repulsa
e) Hum! – Desejo


3. Em qual alternativa falta a interjeição?
a) Diga-me tudo sobre você.
b) Ei você ainda vai voltar?
c) Completei 16 anos ontem e você?
d) Barack Obama foi o primeiro presidente negro dos EUA.

4. Em quais casos existe a presença de locução interjetiva.
a) Isso parece um sonho!
b) Quantos presentes você ganhou!
c) Ela não quer ir!
d) Puxa Vida! Como você demorou para chegar
e) Nossa! Quantas pessoas foram à festa!
f) Alô! Claro! Certo!
g) Joana, não vá para a piscina!
h) Paulo, não me desobedeça!
i) Vamos comemorar!


Atividade retirada: http://exercicios-de-portugues.blogspot.com.br/2011/10/exercicios-de-interjeicao-com-gabarito.html

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Numeral e artigo

Colégio QI- Intermares
Série: 6º ano
Disciplina: Gramática
Professora: Maraiza Medeiros


                                          ATIVIDADE DE CASA: (uso do numeral e artigo)
Escrevam e respondam  no caderno

1  1)   Leia o texto responda:
“O orvalho vem caindo
Vai molhar o meu chapéu
E também vão sumindo
As estrelas lá do céu
Tenho passado tão mal
A minha cama é uma folha de jornal.

(Noel Rosa)

a)     Observe que no texto há vários artigos. Retire-os.
  • ..................................................................................................................

b)     Dê a classificação dos artigos presentes no texto lido.
..................................................................................................................
2)    Assinale o item em que não é correto ler o numeral como vem indicado entre parênteses:
a) Pode-se dizer que no século IX (nono) o português já existia como língua falada. (  )
b) Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.
 (   )
c) Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e um). (   )
d) O que procuras está no art. 10 (dez) do código que tens aí à mão.(  )
e) O Papa Pio X (décimo), cuja morte teria sido apressada com o advento da Primeira Guerra Mundial, foi canonizado em 1954.(   )

   3)  Analise as duas orações que seguem e atenda ao propósito de responder ao seguinte questionamento:
O prêmio foi entregue a um garoto.
Na biblioteca havia apenas 
um garoto estudando.
Quanto à classe morfológica, os termos em destaque possuem a mesma classificação? Justifique.

 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

domingo, 7 de outubro de 2012

A lenda do Tamgram 7º ano

Colégio Q.I Questão de Inteligência
Cabedelo- Intermares
Disciplina: Matemática
Professora: Isabel
Série: 7º ano

                                     A lenda do Tamgram


Grupo: Marcelo D. Gomes, João Bosco, Maria Eduarda ,
Gabriela Mesquita, Jonathan Bryan