sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DIREITOS HUMANOS

Trabalho 
de 
História:

A nossa vida tem várias características, mas uma das mais importantes são as da nossa vida social e política que falamos sempre e os nossos direitos.
É muito comum nós ouvirmos no dia a dia frases que envolvem os direitos, são elas: " você não tem o direito de fazer isso comigo. ", " eu tenho o direito de ser feliz. ", temos o direito de ir e vir livremente. ", entre outras frases.
A palavra " direito " tem vários significados e pode ser usado em diversas frases com sentidos diferentes.
Vejamos a seguir dois dos seus significados:

  • Aquilo que é reto, correto ou justo. Daí vem a ideia de homem " direito ".
  • se opõe ao que é torto, avesso ou injusto. EX.: " isso não está direito ", " faça isso direito, garoto ", entre outros.
Aqui estão alguns direitos que as pessoas tem:

ARTIGO I

Todas as pessoas nascem livre e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação uma às outras com espírito de fraternidade.

ARTIGO III

Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

ARTIGO VI

Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.

ARTIGO IX

Ninguém será arbitrariamente, detido ou exilado.

ALUNA: NOELE NAIÁ RAMOS TEIXEIRA

COLÉGIO: QI INTERMARES

PROF: ELTONMATÉRIA: HISTÓRIA

TEMA: DIREITOS HUMANOS


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Lista de advérbios

Advérbios




Colégio QI - Intermares
Disciplina: Gramática
Professora: Maraiza Medeiros
Série: 7º ano

                                                Atividade
Observem e escrevam a lista de  alguns advérbios que se seguem.
  
1. Advérbios de modo
Assim, bem, mal, acinte (de propósito, deliberadamente), adrede (de caso pensado, de propósito, para esse fim), debalde (inutilmente), depressa, devagar, melhor, pior, bondosamente, generosamente, cuidadosamente e muitos outros terminados em mente.

Locuções Adverbiais de Modo

às pressas, às claras, às cegas, à toa, à vontade, às escondidas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão.



2. Advérbios de lugar

abaixo, acima, adentro, adiante, afora, aí, além, algures (em algum lugar), alhures (em outro lugar), nenhures (em nenhum lugar), ali, aqui, aquém, atrás, cá, dentro, embaixo, externamente, lá, longe, perto.

Locuções Adverbiais de Lugar

a distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta, por aqui.



3. Advérbios de tempo

afinal, agora, amanhã, amiúde (da expressão a miúdo – repetidas vezes, frequentemente), antes, ontem, breve, cedo, constantemente, depois, enfim, entrementes (enquanto isso), hoje, imediatamente, jamais, nunca, sempre, outrora, primeiramente, tarde, provisoriamente, sucessivamente, já.


Locuções adverbiais de tempo

às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

4. Advérbios de Negação

não, tampouco (também não), nunca, negativamente, jamais.

Locuções adverbiais de negação

de modo algum, de jeito nenhum, de forma nenhuma, não.

5. Advérbios de Afirmação

sim, certamente, decerto, certo

Locuções adverbiais de afirmação

de certeza, com certeza,etc

6. Advérbios de dúvida

acaso, casualmente, porventura, possivelmente, provavelmente, talvez, quiçá, será

Locuções adverbiais de dúvida

por certo, quem sabe.

7. Advérbios de intensidade ou quantidade

assaz (bastante, suficientemente), bastante, demais, mais, menos, muito, quanto, quão, quase, tanto, pouco.

Locuções adverbiais de intensidade ou quantidade

em excesso, de todo, de muito, por completo, por demais.

Exercício

Advérbio é a classe gramatical das palavras que modificam um verbo ou um adjetivo ou um outro advérbio. Nunca modificam um substantivo. É a palavra invariável que indica as circunstâncias em que ocorre a ação verbal.


1) Assinale a frase em que meio funciona como advérbio:

a) Só quero meio quilo.

b) Achei-o meio triste.

c) Descobri o meio de acertar.

d) Parou no meio da rua.

e) Comprou um metro e meio.



2) Qual das frases abaixo possui advérbio de modo?

a) Realmente ela errou.

b) Antigamente era mais pacato o mundo.

c) Lá está teu primo.

d) Ela fala bem.

e) Estava bem cansado.



3) Ele ficou em casa. A palavra em é:

a) conjunção

b) pronome indefinido

c) artigo definido

d) advérbio de lugar

e) preposição



4) Morfologicamente, a expressão sublinhada na frase abaixo é classificada como locução: "Estava à toa na vida..."

a) adjetiva

b) adverbial

c) prepositiva

d) conjuntiva

e) substantiva




terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mitologia Grega

QI, Intermares
Grupo: Caleb Villela, Antonio Neto, Paulo Victor, Flávio Borba, Gabriel Abner
Professora: Francy
Disciplina: História
Data: 28/08/12
Serie: 6º ano

     Mitologia grega é o estudo dos conjuntos de narrativas relacionadas aos mitos dos gregos antigos, de seus significados e da relação entre eles e os povos — consideradas, com o advento do cristianismo, como meras ficções alegóricas.Para muitos estudiosos modernos, contudo, entender os mitos gregos é o mesmo que lançar luz.
      Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis . Mais nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. O termo é freqüentemente associado a descrições de religiões fundadas por sociedades antigas como mitologia romana, mitologia grega, mitologia egípcia e mitologia nórdica, que foram quase extintas!



Mitologia Grega

QI, Intermares
Grupo: Alline, Suellen, Maria Ludmilla, Debora Vitoria e Yasmym
Professora: Francy
Disciplina: História
Data: 28/08/12
Serie: 6º ano


   Mitologia Grega
Mitologas Grega: É o estudo dos conjuntos de narrativas, relacionadas aos mitos dos gregos antigos.
           Ao longo dos tempos, esses mitos foram expressos através de uma extensa coleção de narrativa que contituem a literatura grega. A mitologia grega tem exercido uma grande influencia na cultura, nas artes e na literatura da civilização ocindental.
           Na mitologia grega também existia vários seres como: Herois, Ninfas, Sátiros, Centauros, Sereias, Gorgonas e Quimera.
           O minotauro é um dos mitos mais conhecidos, e já foi tema de filmes, desenhos animados, peças de teatro jogos e etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabeça de touro. Forte e feroz habitava um labirinto na ilha de creta.

            Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram :Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Herácles ou Hércules e Aquiles.
Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
Quimera : mistura de leão e cabra que soltava fogo pelas ventas. 

         
Conheça os principais deuses gregos :

Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu.
Afrodite
 - deusa do amor, sexo e beleza.
Poseidon
 - deus dos mares
Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
Hera - deusa dos casamentos e da maternidade.
Apolo - deus da luz e das obras de artes.
Ártemis - deusa da caça e da vida selvagem.
Ares - divindade da guerra.
Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas.Cronos - deus da agricultura que também simbolizava o tempo.
Hermes - mensageiro dos deuses, representava o comércio e as comunicações.
Hefesto - divindade do fogo e do trabalho.



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

          Trabalho aplicado pelo professor Mário de Geografia na unidade de Intermares 

Colégio QI-Intermares
Aluna: Thyffane Yasmim
Série: 8°ano - Manhã
Professor : Mário
Assunto : Pena de morte.

                                             PENA DE MORTE 


           Introdução: 

Este trabalho é referente ao tema Pena de Morte, Inteiramente relacionada com os Direitos Humanos. A pena capital (Pena de Morte) é um tema muito polêmico nos dias de hoje, por isso é importante que nós cidadãos, termos uma ideia do que é a pena de morte.A pena capital é um tema muito discutido, pois vai contra a Declaração Universal dos Direitos Humanos.A pena de morte é um assunto muito debatido,visto que, muitos concordam com esta pena,e por seu lado, Outros estão plenamente contra.

Eis alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que estão contra a pena capital :

   Artigo 3°:
 "Todo o Individuo tem direito à vida,à liberdade e a segurança pessoal".

   Artigo 5°:
 "Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes".



          O que é a Pena de Morte ? 

A pena de morte ( ou pena capital ) é uma sentença aplicada pelo poder judiciário que consiste em retirar legalmente a vida de uma pessoa que cometeu, ou é suspeita de ter cometido, um crime que é considerado pelo poder como suficientemente grave e justo de ser punido com a morte. Atualmente, muitos países admitem a pena de morte em casos excepcionais, como em tempo de guerra e em situações de extremas gravidades. 

A pena capital foi aplicada em quase todas as civilizações através da História. Hoje em dia, quase todas as democracias, como a frança, a Alemanha ou Portugal, aboliram a pena de morte. a maioria dos estados federados dos Estados Unidos, principalmente no sul, retomaram essa pratica após uma breve interrupção durante o ano de 1970. Os Estados Unidos são uma das raras democracias, justamente com o Japão, a continuar a aplicar a pena de Morte. A pena capital resta ainda presente e comum em vários Países não-democráticos.


          Abolição da Pena de Morte 

Na ultima década mais de três países por ano, em média, têm abolido a pena de morte para todos os crimes.Uma vez abolida, a pena de Morte raramente é reintroduzida.Desde 1990, mais de 35 Países aboliram a pena de morte oficialmente o, tendo-a anteriormente abolido para a maior parte dos crimes, decidiram aboli-la para todos os crimes. 


         Métodos De Execução :


  • Fossamento: O condenado é lançado para um buraco e tapado com terra. 
  • Esfolamento: Mata-se a vítima tirando-lhe a pele.
  • Esmagamento: O corpo é total ou parcialmente sujeito a uma forte pressão, quebrando os ossos e esmagando os órgãos.
  • Flechas: Arqueiros atingem o condenado com flechas.
  • Fogueira: O condenado é queimado vivo.
  • Fuzilamento: Um pelotão dispara sobre o Condenado.
  • Inanição: O condenado é deixado, de alguma forma, ao abandono e sem alimentos.
  • Injeção Letal: Administra-se no condenado uma mistura fatal de produtos químicos, por vias intravenosas. 
  • Perfuração do Ventre: Consiste em furar o Ventre.
  • Precipitação: O corpo é lançado de um monte.
  • Retalhamento: Cortam-se partes do corpo do condenado, até o matar.
  • Roda: Depois de atado a uma roda, o condenado é vítima de golpes.
  • Vergastação: O condenado é chicoteado até a morte.       

Postado por: Nayana Maria Medeiros -8°Ano.

Cidades Sustentáveis

Colégio Questão de Inteligência - QI
Cabedelo, Intermares
Série: 7º ano
Disciplina: Geografia
Professor: Mário César
Equipe: Mariana Mauricio, Yasmin Dias, Louise Araújo, Camila de Lira, Renan Dias





Cidades Sustentáveis


      Colégio QI Intermares
      Cabedelo, Intermares
      Equipe: Maria Eduarda Araújo, Marcelo de Oliveira, Gabriela Mesquita, Jonatha Veloso e João Bosco de Melo
       Série: 7º ano
       Disciplina: Geografia
      Professor: Mario
                                                           CIDADES SUSTENTÁVEIS


         Cidades sustentáveis são cidades que possuem uma política de desenvolvimento para promover o meio ambiente natural e construído, de uma forma que não atrapalha a natureza.
         As cidades de hoje são, em sua maioria mal planejadas, crescendo de forma desordenada,  sem cuidados sociais e ambientais, aumentando desgaste dos recursos naturais, poluição e as diferenças entre as camadas sociais.
         Nos últimos tempos, os efeitos colaterais dessa existência desregrada, tem despertado na humanidade, a consciência de que é necessário um planejamento.
          Uma cidade, para ser sustentável, necessita de planejamento, um projeto que controla todo o seu desenvolvimento, para que assim possam ser utilizadas medidas que mantenham o meio ambiente e sua sociedade livre dos impactos causados pelo progresso. Uma cidade sustentável deve, por exemplo, garantir à população o direito à moradia, ao saneamento básico, à água potável, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho, à educação e ao lazer. Tudo isso também pensando nas gerações futuras.
          Aqui abaixo segue uma lista com ideias de medidas que poderiam ser tomadas para melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas:

Ampliação das áreas verdes.
Despoluição dos rios.
Garantia de creches e escolas para crianças e jovens.
Coleta seletiva de lixo.
Redução da poluição do ar.
Implantação de ciclovias.
Priorização do transporte público.

Fonte: Jornal Perspectiva – Meio Ambiente.

Trabalho de Geografia- Mário


Trabalho solicitado pelo professor Mário, realizado no 3o bimestre  pelos alunos do 9o . 
Aluna: Paula Manuella

Lado negativo das redes sociais 

Você certamente já ouviu falar em Orkut, Google+, MySpace, YouTube, Facebook, Twitter. É provável que até possua perfil em algum deles! As redes sociais foram criadas com o objetivo de aproximar pessoas, mesmo distantes, e de favorecer a disseminação das ideias! O que ninguém imaginava, no entanto, é que elas assumiriam o papel de ditar o comportamento das pessoas e até que seriam usadas como ferramentas de discriminação!
Estudos revelados pela pesquisa Pew Research Center, nos Estados Unidos, analisaram os hábitos dos adolescentes (de 12 a 17 anos) nas redes sociais. Uma das constatações foi a de que existe animosidade e até bullying na vida online dos jovens. Entre os entrevistados, 41% admitiram ter tido pelo menos uma experiência negativa nos sites.
Um quarto dos jovens ouvidos afirmou que essa experiência negativa online resultou em uma discussão ou confronto ao vivo e 22% terminaram amizades por problemas dentro das redes sociais. 13% dos adolescentes declararam ter ficado com medo de ir à escola no dia seguinte à confrontação na internet.
Constatou-se que 8% se envolveram em brigas físicas após discussões na internet. O bullying também ocorre: 19% dos jovens disseram que já foram importunados (pessoalmente, por telefone ou por SMS) e 8% foram perseguidos na internet.
Isso não chega nem perto aos outros milhões e milhões de motivos que fazem das redes sociais um campo minado, onde a sua privacidade está em jogo!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Por que homossexuais devem ou não adotar crianças


Colégio QI
Cabedelo, Intermares
Disciplina: Redação
Professora: Maraiza Medeiro
Aluna: Yasmin Dias
Série: 7º



Por que homossexuais devem ou não adotar crianças?
      
Em primeiro lugar, o Estatuto da Criança e do Adolescente não proíbe que as crianças sejam adotadas por casais homossexuais, pois têm vários pais em mães que batem e maltratam os filhos enquanto um casal de homossexuais podem dar muito amor e carinho à essa criança que está sendo maltratada.
     Infelizmente, tem pessoas  que são contra a adoção, mas o que essas pessoas não sabem é que sendo contra a adoção está fazendo uma criança crescer triste e sem família; nesse caso, menores podem se fugir e viciar-se em álcool, que poderá leva-lo as drogas.
       Enfim, todos tem direitos iguais inclusive os homossexuais. Quem não aceita, só lamentamos e aquelas pessoas que não aceitam a maioria dos motivos são por preconceito e o preconceito é crime. Têm pessoas de que dizem que Deus não criou o homem para viver com outro homem sabemos disso, também não concordamos. Nesse caso, concordamos porque queremos que uma criança seja feliz, mesmo sendo com um casal de homossexuais.
FIM
Escrito por: Yasmin Dias

Diferença gera Preconceito?


Colégio Qi
Cabedelo, Intermares
Aluna: Mariana Mauricio
Disciplina: Redação
Professora: Maraiza Medeiros
Série: 7º ano

Diferença gera preconceito?
                      
               Sabemos que ninguém é igual a ninguém, mas também é tão difícil falar sobre a “diferença”, pois muitos acham que ela motiva o preconceito, um ato estúpido. Em minha opinião, não é a diferença que gera preconceito e sim  a intolerância por parte das pessoas. Mas é inevitável que outras pessoas pensem de forma oposta, pois enquanto uns dizem que a o motivo é influência religiosa, outros  alegam ser a insegurança intelectual e emocional, enquanto outros acreditam ser má formação cultural e psicológica, falta de respeito, má educação, enfim, o que não faltam são ideias para justificar o porquê da existência do preconceito
                  Cremos que seja a intolerância, porque ela engloba boa parte de todas as justificativas, também porque muitas poessoas convivem com pessoas diferentes e não são preconceituosas, também porque se fosse assim o planeta interiro seria de preconceituosos, pois já que temos 6 bilhões de habitantes completamente diferentes ( na cor dos olhos, cabelos, peso, idade, altura, personalidade, etc. ), eles viveriam do ódio.
                 Se a diferença gerasse preconceito, nós não conseguiríamos viver em harmonia, pois ninguém é igual a ninguém.
                  Continuo convicta de que não é a diferença que gera o preconceito. Friedrich Schiller disse: “ Todos julgam segundo a aparência, ninguém segundo a essência”. É exatamente isso que as pessoas fazem. Cabe à sociedade aprender a respeitar e a entender as diferenças dos outros, não se importando com a variedade de aparências.

Escrito por: Mariana Maurício

Adoção de crianças por casais do mesmo sexo

Colégio Qi
Cabedelo, Intermares
Aluna: Louise Maria Araújo
Disciplina: Redação
Professora: Maraiza Medeiros
Série: 7º ano



Adoção de crianças por casais do mesmo sexo
         
Atualmente, há muitas pessoas contra ou a favor  de casais do mesmo sexo adotarem uma criança, cada um com sua defesa e objeção.
        Existem pessoas contra, e outras a favor, sendo assim , alguns pelos fatos religiosos, preconceituosos, enfim, pessoas que tem a expressão opiniões diferentes ou contrárias pelo fato de dois homens ou duas mulheres adotarem uma criança; uma temática bem chamativa que dá o que falar.
        Concluímos que expressamos opiniões diferentes, porém, somos todos iguais. Esse assunto demonstra muito bem a convivência entre pessoa s e suas opiniões, que apesar de  tudo o preconceito está em todos os lugares.
Escrito por: Louise Araújo

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Doenças Causadas Pelo Lixo e Poluição

Colégio QI- Intermares.
Série: 6º ano.
Disciplina: Geografia.
Professor(a): Mario.
Grupo: Pedro, Luiz, Nathan, Diego, Brenno e Willison.



Doenças causadas pelo lixo e poluição
Leptospirose, Tétano, Dengue, Febre Tifoide, Cólera, Esquistossomose, Câncer, Intoxicação, alteração do ciclo menstrual,Dengue, Malária, etc.É uma das doenças causadas pelo lixo .
Hoje a dengue é um dos principais doenças da saúde no mundo
O Lixo Causa Doença e é responsável por uma série de problemas a humanidade, pois agride violentamente o planeta em que vivemos causando a Poluição da Água, a degradação dos mananciais e do solo, enfim, o lixo é prejudicial ao Meio Ambiente sendo responsável pela morte de espécies da flora e da fauna do mundo.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Poesias Concretas

Disciplina: Redação
Professora: Maraiza Medeiros
Série: 9º ano
Conteúdo: Poesias Concretas

Poesia concreta é um tipo de poesia experimental ou vanguardista, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um livro ou não, buscando a superação do verso como unidade rítmico-formal. Surgiu na década de 1950 no Brasil e na Suíça, tendo sido primeiramente nomeada, tal qual a conhecemos, por Augusto de Campos na revista Noigandres de número 2, de 1955, publicada por um grupo de poetas homônimo à revista e que produziam uma poesia afins. Também é chamada de (ou confundida com) Poesia visual em algumas partes do mundo.


Leia alguns dos poemas concretos produzidos, neste bimestre, por nossos alunos do 9º ano, apreciem a produção de nossos adolescentes e usufruam da oportunidade de conhecer um pouco mais do seu modo de pensar e de sentir.

(Grupo: Vanessa Holanda; Caio César; Mateus Caldeira; Matheus Zamboti; Cairo Villela.) 
(Grupo: Vanessa Holanda; Caio César; Mateus Caldeira; Matheus Zamboti; Cairo Villela.) 

(Grupo: Vanessa Holanda; Caio César; Mateus Caldeira; Matheus Zamboti; Cairo Villela.)



(Grupo: Alícia Aurélia; Clayce Bernado; Beatriz Chaves; Ighor Gabriel; Thais Batista.)


(Grupo: Alícia Aurélia; Clayce Bernado; Beatriz Chaves; Ighor Gabriel; Thais Batista.) 
(Grupo: Alícia Aurélia; Clayce Bernado; Beatriz Chaves; Ighor Gabriel; Thais Batista.) 
(Grupo: Alícia Aurélia; Clayce Bernado; Beatriz Chaves; Ighor Gabriel; Thais Batista.) 
(Grupo: Amanda Natália e Daniele M.)



(Grupo: Amanda Natália e Daniele M.)


(Grupo: Thayna Fernandes; Marcelo Ricardo; Thayná Marcelly; Douglas Morais; Bárbara Lins.)
(Grupo: Thayna Fernandes; Marcelo Ricardo; Thayná Marcelly; Douglas Morais; Bárbara Lins.)
(Grupo: Thayna Fernandes; Marcelo Ricardo; Thayná Marcelly; Douglas Morais; Bárbara Lins.)
(Grupo: Thayna Fernandes; Marcelo Ricardo; Thayná Marcelly; Douglas Morais; Bárbara Lins.)

Argumentos Contra e a favor da Pena de Morte

- Argumentos A Favor


Segundo defensores da instituição da pena capital, existem indivíduos irrecuperáveis, que representam um risco contínuo e constante para a sociedade, como pessoas cometem crimes bárbaros que causam comoção popular, e, muita das vezes, não apresentam arrependimento aparente. Para justificar esse argumento, os retencionistas, ou defensores da pena de morte, ilustram o quadro do sistema penitenciário no Brasil, em que se nota 78% dos criminosos que retornam a sociedade voltam a praticar atos delituosos para com á sociedade.
  A pena de morte seria a única forma de inibir novos delitos por parte de um criminoso de alta periculosidade.


- Argumentos Contra


  Este primeiro argumento é de ordem religiosa e espiritual; segundo a ótica do cristianismo e da maioria das religiões (inclusive as que adotam essa sentença, em suas vertentes mais radicais como o Islã),um indivíduo enquanto vive tem  a chance de se arrepender e mudar de caráter e atitude, inclusive um indivíduo dito "irrecuperável". Outro ponto é a determinação divina sobre a vida humana, sendo somente Deus quem determina quem deveria morrer ou viver.
   A pena capital seria uma "forma mascarada" de vingança da sociedade ou dos prejudicados contra o criminoso, um ato repudioso para penalizar outro ato reprovável.



Matéria: Geografia 
Professor: Mario
Serie: 8º ano
Grupo: Hedlanny,Bruno,Eduarda,Mickael,Gabriela Soares.
    
                Colégio Q.I - Questão de Inteligencia 


O Artigo 5 diz que preconceito é errado, mas é exatamente isso que a sociedade faz!

Colégio Questão de Inteligência - QI
Cabedelo, Intermares
Professor: Maraiza Medeiros
Disciplina: Gramática e Redação
Série 7º ano
Equipe: Maria Eduarda, João Bosco de Melo, Gabriela Mesquita, Marcelo de Oliveira e Jonatha Bryan


   Preconceito, igualdade a liberdade comparados ao artigo 5º da constituição. 
                
   

          
                     


                Preconceito, igualdade  a liberdade  comparados ao Artigo 5° da Constutuição.






               

            Atualmente vivemos em uma sociedade onde são encontradas diferenças físicas e culturais, raramente encontramos algumas atitudes onde as pessoas aceitam as diferenças de uns para com os outros. Quando alguns conceitos não são aceitos poderão ser interpretados como preconceito.
            Por meio de tantas diferenças impostas no mundo, os preconceitos foram se diversificando, são eles os mais comuns vistos pela sociedade: preconceito racial, obesos, homofóbicos, deficientes, imigrantes, religiosos, linguísticos, entre outros. Por não haver mais respeito e amor entre os seres humanos, de forma equilibrada, é que cresce uma grande variedade de preconceitos.


           
        
     O Artigo 5° da nossa Constituição Brasileira determina que todos  são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se  aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I.                   homens  e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta constituição;
II.                  ninguém seria obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei;
III.              ninguém  será submetido a tortura nem a tratamento sub-humano ou degradante;
IV.              é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V.                é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou a imagem;
VI.              é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou  licença .
     









FONTES:

Textos:
           - www.recantosdaletras.com.br/redações/291543
              - doutrinacristanccb.blogspot.com/p/resumo-do-art-5-da-nossa-constituição.html.
Figuras:
Figura 1 – migalhas.com.br
Figura 2 – adeilton9599.blogspot.com
Figura 3 – direitocomjhessica.blogspot.com
Figura 4 – manifestoicc.blogspot.com
Figura 5 – aquiagoradireito.net
Figura 6 – inclusive.org.br
Capa:
- tv-justica.blogspot.com