quinta-feira, 31 de maio de 2012

Trabalho De História

Colégio  Qi, Intermares Cabedelo
Aluno(a): Cairo Villela 
Professor(a): Elton Carvalho
Disciplina: História
Série: 9º ano


                                 Sobre:


                                                      Martin luther king 


"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele." Este é um trecho do famoso discurso de Martin Luther King em Washington, capital dos Estados Unidos, proferido no dia de 28 de agosto de 1963, numa manifestação que reuniu milhares de pessoas pelo fim do preconceito  e da discriminação racial.
  
Martin Luther King Jr. era filho e neto de pastores protestantes batistas.Ele  Fez seus primeiros estudos em escolas públicas segregadas e graduou-se no prestigioso Morehouse College, em 1948.

   Formou-se em teologia pelo Seminário Teológico Crozer e, em 1955, concluiu o doutorado em filosofia pela Universidade de Boston. Lá conheceu sua futura esposa, Coretta Scott, com quem teve quatro filhos.

   Em 1954 Martin Luther King iniciou suas atividades como pastor em Montgomery, capital do estado do Alabama. Envolvendo-se no incidente em que Rosa Parks se recusou a ceder seu lugar para um branco num ônibus, King liderou um forte boicote contra a segregação racial. O movimento durou quase um ano, King chegou a ser preso, mas ao final a Suprema Corte decidiu pelo fim da segregação racial nos transportes públicos.

   Em 1957 tornou-se presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul, intensificando sua atuação como defensor dos direitos civis por vias pacíficas, tendo como referência o líder indiano Mahatma Gandhi.

   Em 1959, Martin voltou para Atlanta para se tornar vice-pastor na igreja de seu pai. Nos anos seguintes participou de inúmeros protestos, marchas e passeatas, sempre lutando pelas liberdades civis dos negros.

  Os eventos mais importantes aconteceram nas cidades de Birmingham, no Alabama, St. Augustine, na Flórida, e Selma, também no Alabama.   
 Luther King foi preso e torturado diversas vezes, e sua casa chegou a ser atacada por bombas.

  Em 1963 Martin Luther King conseguiu que mais de 200.000 pessoas marchassem pelo fim da segregação racial em Washington. Nesta ocasião proferiu seu discurso mais conhecido, "Eu Tenho um Sonho". Dessas manifestações nasceram a lei dos Direitos Civis, de 1964, e a lei dos       Direitos de Voto, de 1965.

  Em 1964, Martin Luther King recebeu o Premio Nobel da Paz. No início de 1967, King uniu-se aos movimentos contra a Guerra do Vietnã. Em abril de 1968, foi assassinado a tiros por um opositor, num hotel na cidade de Memphis, onde estava em apoio a uma greve de coletores de lixo.

Fonte: Wikipédia.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Curiosidades Sobre a Astronomia

Colégio  Qi, Intermares Cabedelo
Aluno(a): Monique Arnaud
Professor(a): Ana Paula
Disciplina: Ciências
Data: 30/05/2012
Série: 6º ano

Astronomia

A Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (como a radiação cósmica de fundo em micro-ondas). Ela está preocupada com a evolução, a física, a química, e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo.
A astronomia é uma das mais antigas ciências. Culturas pré-históricas deixaram registrados vários artefatos astronômicos, como Stonehenge, os montes de Newgrange, os menires. As primeiras civilizações, como os babilônios, gregos, chineses, indianos, iranianos e maias realizaram observações metódicas do céu noturno. No entanto, a invenção do telescópio permitiu o desenvolvimento da astronomia moderna. Historicamente, a astronomia incluiu disciplinas tão diversas como astrometria, navegação astronômica, astronomia observacional e a elaboração de calendários.
Durante o século 20, o campo da astronomia profissional foi dividido em dois ramos: a astronomia observacional e a astronomia teórica.[carece de fontes] A primeira está focada na aquisição de dados a partir da observação de objetos celestes, que são então analisados utilizando os princípios básicos da física. Já a segunda é orientada para o desenvolvimento de modelos analíticos que descrevem objetos e fenômenos astronômicos. Os dois campos se complementam, com a astronomia teórica procurando explicar os resultados observacionais, bem com as observações sendo usadas para confirmar (ou não) os resultados teóricos.
Os astrônomos amadores têm contribuído para muitas e importantes descobertas astronômicas. A astronomia é uma das poucas ciências onde os amadores podem desempenhar um papel ativo, especialmente na descoberta e observação de fenômenos transitórios[1][2].
A Astronomia não deve ser confundida com a astrologia, sistema de crença que afirma que os assuntos humanos estão correlacionados com as posições dos objetos celestes. Embora os dois campos compartilhem uma origem comum, atualmente eles já estão totalmente distintos[3].

 

terça-feira, 29 de maio de 2012

Curiosidades Sobre Astronomia


Colégio QI, Intermares
Aluno(a): Pedro Germano
Professor(a): Ana Paula
Disciplina: Ciências
Data: 29/05/2012
Série: 6º ano

Trabalho de ciências

Este trabalho foi solicitado pela professora Ana Paula, da disciplina de ciências como forma de obter uma nota na matéria em questão.
Este trabalho relata sobre a noções da Astronomia e o a partir de leituras e pesquisa realizadas em livros e internet.

A era científica da astronomia
Galileu aproveitou-se de um novo instrumento de observação recém-inventado: A observação do céu é uma prática que certamente já estava presente no homem primitivo. Na verdade, como a Lua dominava o céu noturno, os primeiros calendários baseavam-se nas lunações, que são os períodos de tempo entre duas luas novas consecutivas. A partir da observação das fases da Lua e do tempo gasto para que se repetissem, mais tarde seriam criados os conceitos de semana - sete dias que refletem a duração aproximada de uma fase lunar - e de mês (uma lunação completa).

Egípcios e chineses se utilizavam de calendários celestes para controlar suas épocas de plantio. Para os antigos egípcios, a prática da agricultura era diretamente dependente dos períodos de enchentes no Vale do Nilo. Baseando-se na posição da estrela Sirius no céu e relacionando-a com os períodos das cheias do rio Nilo, elaboraram um calendário de três estações (enchente, semeadura e colheita) e 365 dias, o chamado Calendário Egípcio. Mais tarde, na Europa, a arte de navegar através dos mares mais distantes só se faria confiável e segura com o conhecimento dos céus, orientando-se pelas estrelas.

No Ocidente, a civilização grega lançou as bases da astronomia
Após varias leituras e pesquisa sobre o tema, chegamos a seguinte conclusão:
A astronomia é fascinante

Referencias Bibliográficas

Este texto foi retirado do site http://educacao.uol.com.br

domingo, 27 de maio de 2012

Teorema de Pitágoras


            Trabalho de matemática solicitado pela professora Janeide Firmino e realizado no 2º bimestre, e realizado   pelo 9º ano baseado no assunto de teorema de Pitágoras.
            Grupo: Catarina Falqueto.

     Teorema de Pitágoras

O Teorema de Pitágoras é uma descoberta muito importante para a Matemática, ele descreve uma relação existente no triângulo retângulo. Lembrando que o triângulo retângulo pode ser encontrado pela identificação de um ângulo reto, ou seja, com 90º. O triângulo retângulo possui dois catetos e a hipotenusa, que é o maior segmento do triângulo e fica sempre oposta ao ângulo reto. Observe:

Catetos: a e b
Hipotenusa: c
O Teorema de Pitágoras afirma que: “a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.”
c² a² + b²

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sedentarismo


Colégio QI, Intermares
Aluno: Caleb Villela
Professora: Francy
Disciplina: História
Data: 25/05/2012
Série: 6º ano

 Sedentarismo


Na  antropologia evolucionária, sedentarismo é um termo aplicado à transição cultural da colonização nômade para a permanente. Na transição para o sedentarismo, as populações semi-nômades possuíam um acampamento fixo para a parte sedentária do ano. O sedentarismo se tornou possível com novas técnicas agrícolas e pecuárias. O desenvolvimento do sedentarismo aumentou a agregação populacional e levou à formação de vilas, cidades e outras formas de comunidades.
Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.

Sedentarismo

Colégio QI, Intermares
Aluno: João Pedro
Professora: Francy
Disciplina: História
Data: 25/05/2012
Série: 6º ano

Definição de Sedentarismo 

O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente, o que pode afetar potencialmente a saúde da pessoa. É também considerado como doença do século. O sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais.

Quais as consequências do sedentarismo?

A vida sedentária provoca literalmente o desus dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor  e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizado, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.

Trabalho de História - 7º ano Junção dos trabalhos das alunas: Mariana Mauricio e Louise Maria


Colégio Questão de Inteligência – Q.I.
Cabedelo, Intermares
Disciplina:  História
Professora: Francy
Série: 7º ano
Relatório sobre a Independência do Brasil

       Eu considero importante a Independência do Brasil um fato histórico muito importante para o nosso país, pois como o próprio nome já diz, não precisamos obedecer a nenhum outro país. Devemos ser felizes e gratos por morar aqui. Temos: autonomia, um povo lindo, riquezas naturais, uma região com florestas exuberantes, um sorriso estampado no rosto (embora nem sempre tenhamos motivos para sorrir), temos um país maravilhoso!!!
      Proclamar a Independência do Brasil foi um ato de coragem e bravura por parte de D. Pedro e que foi benéfico, obviamente, embora também tenha provocado malefícios.
      As consequências foram: a escravidão foi mantida, assim como os latifúndios, produção de gêneros primários voltados para a exportação e modelo de governo monárquico e para ser reconhecido como independente oficialmente, teve de pagar 2 milhões de libras estrelinas para Portugal e início das dívidas externas.
 Quem não conhece o significado da bandeira do Brasil? É simples. Ela possui 27 estrelas, cada uma delas representando os Estados e a Capital, o Distrito Federal. As cores verde e amarela representam as famílias reais de Bragança e Habsburg; o círculo azul é a imagem do céu visto no Rio de Janeiro, às 12h. O lema “ Ordem e Progresso” é atribuído ao filósofo francês Augusto Comte. Será que é verdade? As pessoas dizem que o verde são das nossas florestas, o amarelo, das nossas riquezas , o azul, nossas água e o lema é o provável destino.
Na verdade os dois significados são aceitos, não se sabe na realidade, qual é o verdadeiro, mas o mais popular é o segundo, que descreve bem o que há de bom no Brasil.

Poema lido em sala dia: 24/05/2012

     Gramática - Professora: Marilúcia Paulino
Leitura pelo tablet na aula e debate - 8º Ano




A pessoa errada

Pensando bem em tudo o que a gente vê e vivencia e ouve e pensa, não existe uma pessoa certa pra gente.
Existe uma pessoa que se você for parar pra pensar é, na verdade, a pessoa errada.
Porque a pessoa certa faz tudo certinho!
Chega na hora certa, fala as coisas certas, faz as coisas certas, mas nem sempre a gente tá precisando das coisas certas.
Aí é a hora de procurar a pessoa errada.
A pessoa errada te faz perder a cabeça, perder a hora, morrer de amor...
A pessoa errada vai ficar um dia sem te procurar que é pra na hora que vocês se encontrarem
a entrega ser muito mais verdadeira.
A pessoa errada, é na verdade, aquilo que a gente chama de pessoa certa.
Essa pessoa vai te fazer chorar, mas uma hora depois vai estar enxugando suas lágrimas.
Essa pessoa vai tirar seu sono.
Essa pessoa talvez te magoe e depois te enche de mimos pedindo seu perdão.
Essa pessoa pode não estar 100% do tempo ao seu lado, mas vai estar 100% da vida dela esperando você.
Vai estar o tempo todo pensando em você.
A pessoa errada tem que aparecer pra todo mundo,
porque a vida não é certa.
Nada aqui é certo!
O que é certo mesmo, é que temos que viver cada momento, cada segundo, amando, sorrindo, chorando, emocionando, pensando,
agindo,
querendo,conseguindo...
E só assim, é possível chegar àquele momento do dia em que a gente diz: "Graças à Deus deu tudo certo"
Quando na verdade, tudo o que Ele quer é que a gente encontre a pessoa errada pra que as coisas comecem a realmente funcionar
direito pra
gente...

(Luis Fernando Veríssimo)





                                                       Link Bibliográfico:
http://www.celipoesias.net/luis-fernando-verissimo/poemas-comicos01.htm



Crônica Lida na aula de Gramática dia: 18/05/2012


Professora: Marilúcia Paulino, Gramática 8º ano



A crônica
“Como será daqui pra frente?
De: Elida Kronig

“ Estive vendo as novas regras da ortografia.

Na verdade, já tinha esbarrado com elas trilhares de vezes, mas apenas hoje que as danadas receberam uma educada atenção de minha parte.

Devo confessar que não foi uma ação espontânea.

Que eu me lembre, desde o ano retrasado que uma amiga me enche o saco para escrever a respeito. O faço com a esperança de que diminua o volume de e-mails e torpedos que ela me envia. Em suma, que as novas regras ortográficas a mantenham sossegada por um bom tempo.

Cai o trema!
Aliás, não cai... Dá uma tombadinha.
Linguiça e pinguim ficam feios sem ele mas quantas pessoas conhecemos que utilizavam o trema a que eles tinham direito?
Essa espécie de "enfeiação" já vinha sendo adotada por 98% da população brasileira. Resumindo,continua tudo como está.

Alfabeto com 26 letras?
O K e o W são moleza para qualquer internauta, que convive diariamente com Kb e Web-qualquer coisa.
A terceira nova letra de nosso alfabeto tornou-se comum com os animes japoneses, que tem a maioria de seus personagens e termos começando com y. Esta regra tiramos de letra.

O hífen é outro que tomba mas não cai.
Aquele tracinho no meio das vogais, provocando um divórcio entre elas, vai embora. As vogais agora convivem harmoniosamente na mesma palavra. Auto-escola cansou da briga e passou a ser autoescola, auto-ajuda adotou autoajuda.

Agora, pasmem!
O que era impossível tornou-se realidade.

Contra-indicação, semi-árido e infra-estrutura viraram amantes, mais inseparáveis que nunca. Só assinam contraindicação, semiárido e infraestrutura.
Quem será o estraga-prazer a querer afastá-los?

Epa! E estraga-prazer, como fica?
Deixa eu fazer umas pesquisas básicas pela Internet.
Huuummm... Achei!
Essas duas palavrinhas vivem ocupadíssimas, cada uma com suas próprias obrigações.
Explicam que a sociedade entre elas não passa de uma simples parceria. Nem quiseram se prolongar no assunto. Para deixar isso bem claro, vão manter o traço.

Na contra-mão, chega um paraquedista trazendo um paralama, um parachoque e um parabrisa - todos sem tracinho. Joguei tudo no porta-malas pra vender no ferro-velho. O paraquedista com cara de pão de mel ficou nervoso. Só acalmou quando o banhei com água-de-colônia numa banheira de hidromassagem.

Então os nomes compostos não usam mais hífen? Não é bem assim. Os passarinhos continuam com seus nomes: bem-te-vi, beija-flor. As flores também permanecem como estão: mal-me-quer.

Por se achar a tal, a couve-flor recusou-se a retirar o tracinho e a delicada erva-doce nem está sabendo do que acontece no mundo do idioma português e vai continuar adotando o tracinho. As cores apelaram com um papo estranho sobre estarem sofrendo discriminações sexuais e conseguiram na justiça, o direito de gozar e com o tracinho.

Ficou tudo rosa-choque, vermelho-acobreado, lilás-médio...

As donas de casa quando souberam da vitória da comunidade GLS, criaram redes de novenas funcionando por 24hs, para que a feira não se unisse sem cerimônia aos dias da semana. Foram atendidas pelo próprio arcanjo Gabriel que fez uma aparição numa das reuniões, dando ordens ao estilo Tropa de Elite:
- Deixe o traço!
Deu certo. As irmãs segunda-feira, terça-feira e as demais, mantiveram o hífen.

Os médicos e militares fizeram um lobby, gastaram uma nota preta pra manter o tracinho.
Alegaram que sairia mais caro mudar os receituários e refazer as fardas: médico-cirurgião, tenente-coronel, capitão-do-mar.

Uma pequena pausa para a cultura, ocasionada pelo trauma de ler muitas pérolas do Enem e Vestibular. Só por precaução...

Almirante Barroso não tem tracinho. Assim era chamado Francisco Manuel Barroso da Silva. Sim, o cara era militar da Marinha Imperial. Foi ele quem conduziu a Armada Brasileira à vitória na Batalha do Riachuelo, durante a Guerra da Tríplice Aliança. No centro do Rio de Janeiro há uma avenida com seu nome (Av. Almirante Barroso). Na praia do Flamengo, há um monumento, obra do escultor Correia Lima, em cuja base se encontram os seus restos mortais. Fim da pausa!
Acho que algumas regras pra este tracinho, até que simpático, foram criadas por algum carioca apaixonado. Será que Thiago Velloso e André Delacerda tiveram alguma participação nas novas regras?

O R no início das palavras vira RR na boca do carioca.

Não pronunciamos R (como em papiro, aresta e arara), pronunciamos RR (como em ferro, arraso e arremate).

Falamos rroldana e não roldana, rrodopio e não rodopio, rrebola e não rebola.

Pois bem, numa das tombada do hífen, o R dobra e deixa algumas palavras com jeito carioca de ser: autorretrato, antirreligioso, suprarrenal. Será fácil lembra desta regra.
Se a palavra antes do tracinho (nem vou falar em prefixo) terminar com vogal e a palavra seguinte começa com R é só lembrar dos simpáticos e adoráveis cariocas.
Mais uma coisinha: a regra também vale para o S. Fico até sem graça de comentar isso, pois todos sabemos que o S é um invejoso que gosta de imitar o R em tudo. Ante-sala vira antessala, extra-seco vira extrasseco e por aí vai...

Quem segurou mesmo o hífen, sem deixá-lo cair, foram os sufixos terminados em R, que acompanham outra palavra iniciada com R, como em inter-regional e hiper-realista.
Estes tracinhos continuarão a infernizar os cariocas.

O pré-natal esteve tão feliz, rindo o tempo todo com o pós-parto de uma camela pré-histórica que ninguém teve coragem de tocar no tracinho deles.

Já o pró - um chato por natureza, foi completamente ignorado. Só assim manteve o tracinho: pró-labore, pró-desmatamento.

A vogal e o h não chegaram a nenhum acordo, mesmo com anos de terapia. Permanecem de cara virada um pro outro: anti-higiênico, anti-herói, anti-horário. Estou começando a achar que as vogais são semi-hostis com as consoantes...

O interessante é que as vogais quando estão próxima umas das outras, não tem essa de arquiinimigas. Fizeram lipo juntas e conquistaram uma silhueta antiinflacionária de microorganismo. Sumiram todos os tracinhos, notaram?

Vogal-vogal, com as novas regras ficam magrinhas microondas, antiibérico, antiinflamatório, extraescolar...
Uma inovação interessante:

- Podem esquecer o mixto,ele foi sumariamente despedido. Puseram o misto no lugar dele.

Fiquei bolada com essa exceção: o prefixo co não usa mais hífen. Seguiu os exemplos de cooperação e coordenado, que sempre estiveram juntas. Não estou me lembrando no momento, de nenhuma palavra que use co com tracinho.

Será que sempre escrevi errado? Quem diria que o créu suplantaria a ideia!? Teremos que nos acostumar com as ideias heroicas sem o acento agudo.

Rasparam também o acento da pobre coitada da jiboia.

O acento do créu continua porque tem o U logo depois.

Pelo menos a assembleia perdeu alguma coisa...

Resta o consolo em saber que continuamos vivendo tendo um belíssimo céu como chapéu.”

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Trabalho de História- Elton


Colégio QI – Questão de Inteligência




TRABALHO DE HISTÓRIA



MAIO/2012
CATARINA COUTO FALQUETO







Trabalho de História - ALEXANDER GRAHAM BELL
                                                                                  


Trabalho solicitado pelo professor Elton Carvalho da disciplina de História – tema: Alexander Graham Bell; realizado pela aluna Catarina Couto Falqueto, do 9º ano matutino.
 



22/MAIO/2012

A escolha por Alexander Graham Bell,foi motivada por ele ter sido uma pessoa muito importante para nossa evolução, e também pela sociedade não se lembrar desde grande inventor como deveríamos, afinal é a ele que temos que agradecer por todos nossos aparelhos de telefones celulares e residenciais que utilizamos dia após dia.

                                                        Catarina Couto Falqueto
Alexander Graham Bell nasceu em Edimburgo numa família ligada ao ensino de elocução: o seu avô em Londres, seu tio em Dublin, e seu pai, Sr. Alexander Melville Bell, em Edimburgo. Graham Bell, seu filho distinto, foi educado na escola real de Edimburgo, onde se graduou aos 13 anos. Aos dezesseis fixou uma posição como professor de elocução e de música na academia de Weston house, em ElginEscócia.
Em 1870, aos 23 anos, mudou-se com a família para o Canadá, onde se estabeleceram em Brant Ford, Ontário. Antes de sair da Escócia, Alexander Graham Bell virou a sua atenção para o telefone, e no Canadá continuou o seu interesse por máquinas de comunicação.
Projetou um piano que podia transmitir música a certa distância por meio de eletricidade. Em 1873 acompanhou seu pai a Montreal, em Quebec foi empregado a ensinar o seu sistema de linguagem gestual. A Bell mais velha foi convidada a introduzir o sistema numa grande escola para mudos em Boston, mas declinou o posto em favor do seu filho, que se tornou logo famoso nos Estados Unidos pelo seu sucesso neste importante trabalho. Alexander Graham Bell publicou mais de um tratado sobre o assunto em Washington, e é principalmente com os seus esforços que os milhares de surdos mudos na América podem agora falar quase, se não completamente, tão bem quanto às pessoas que conseguem ouvir.
Em Boston continuou a sua pesquisa no mesmo campo, e esforçou-se para produzir um telefone que emitisse não somente notas musicais, mas articulasse a fala.
Com financiamento do seu sogro americano, em 07 de Março de 1876, o Escritório de Patentes dos Estados Unidos concedeu-lhe a patente número 174.465 que cobre "o método de, e o instrumento para, transmitir sons vocais ou outros telegraficamente, causando ondulações elétricas, similares às vibrações do ar que acompanham o som vocal.", ou seja o telefone. Após ter obtido a patente para o telefone, Bell continuou suas experiências em comunicação, que culminaram na invenção da photophone - transmissão do som num feixe de luz - um percursor dos sistemas de fibra óptica atuais. Também trabalhou na pesquisa médica e inventou técnicas para ensinar o discurso aos surdos.
Bell teve 18 patentes concedidas em seu nome e outras doze que compartilhou com seus colaboradores. Estas incluem 14 para o telefone e o telégrafo, quatro para o photophone, uma para o fonógrafo, cinco para veículos aéreos, quatro para hidroaviões, e duas para uma pilha de selênio. Em 1888 era um dos membros fundadores da National Geographic Society e transformou-se no seu segundo presidente.
Recebeu muitas honrarias. O governo francês conferiu-lhe a decoração da Légion d'honneur (legião de honra), a Académie française atribuiu-lhe o prêmio Volta, de 50 mil francos, a sociedade real das artes em Londres concedeu-lhe a medalha Albert, em 1902, e a universidade de WürzburgBaviera, concedeu-lhe o grau de doutoramento honoris causa.
Alexander Graham Bell casou-se com Mabel Hubbard em 11 Julho de 1877, tornou-se cidadão naturalizado dos EUA em 1882 e morreu em Baddeck, Nova Escócia, em 1922. Encontra-se sepultado em Beinn Bhreagh EstateBaddeckNova Escócia no Canadá.


Fonte: WIKIPEDIA. ALEXANDER GRAHAM BELL. Disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Graham_Bell. acesso em 20/maio/2012, às 18:50h.

Olhar Empreendedor - 8º Ano - Profº: Marcio

Mickael Y.

 Klayanne Kelly



Noele Naiá







quarta-feira, 23 de maio de 2012

Um olhar empreendedor 7ºano Prof Marcio Meira

Colégio Questão de Inteligência
Aluno: Eduardo Matheus
Disciplina: Empreendedorismo


Curiosidades Sobre a Astronomia

Colégio QI 
Intermares, Cabedelo 
Aluno(a): Alline Hellen
Professor(a): Ana Paula
Disciplina: Ciências
Série: 6º ano
Data: 23/05/2012

Astronomia 

O ser humano sempre buscou compreender o Universo. Desde a Antiguidade, os povos observavam as estrelas, cometas e planetas para tentar desvendar os mistérios do espaço. Em diversas civilizações, por exemplo, muitas  estrelas e planetas foram transformados em deuses. Mais lendas contam a origem destes astros e delegam poderes especiais a eles. Mais foi somente durante o Renascimento Cientifico ( séculos XV e XVI ) que o homem passou a ter a visão mais detalhada e sgnificativa do Universo.

Curiosidades Sobre a Astronomia


Colégio QI 
Intermares, Cabedelo 
Aluno(a): João Pedro
Professor(a): Ana Paula
Disciplina: Ciências
Série: 6º ano
Data: 23/05/2012

Você Sabia?

- A luz do Sol quando refletida pela lua, demora 1,3 segundos para completar a distância que separa da Terra.
- Em 1957 foi enviado ao espaço a cadelinha Laika, pela antiga União Soviética. Na nave, ela morreu por aumento de temperatura em seu corpo.
- A velocidade da lu é definida como299.792.458 metros por segundo, o mesmo que 1.079.252.848,8Km/h.
- A temperatura média da superfície do Sol é 5.500ºC e no seu núcleo, 15.000.000ºC.
- Existem 5 planetas-anões no sistema solar: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris.

Um olhar empreendedor 7º ano

 Colégio Questão de Inteligência
Aluno: Dayan Freitas
Disciplina: Empreendedorismo
Prof: Marcio
 

IMPORTÂNCIA DOS PAÍSES EMERGENTES

Colégio QI-Intermares
Aluna: Hedlanny Santana
Série:8°ano Turno:Manhã
Matéria: Geografia
Professor: Mário (Cebolinha)

Trabalho aplicado pelo professor Mário na unidade QI-Intermares sobre a importância dos países emergentes.

                                 A IMPORTÂNCIA DOS PAÍSES EMERGENTES

  Países emergentes são os que se encontram em desenvolvimento,países quem passaram a apresentar taxas mais elevadas de crescimento econômico.

      INTRODUÇÃO:

  Os países emergentes funcionam como uma classe média do mundo,ajudam a movimentar o sistema econômico e financeiro do mundo,servindo como centros e investimento,mercado consumidor e etc...

     DESENVOLVIMENTO:

  Pode não parecer,mas os Países emergentes tem um papel importante durante tempos de crise,pois uma parte da economia dos grandes países que se envolveram diretamente na crise,é composta por relações internacional com países emergentes,como o Brasil.Não é de hoje que essa relação é importante,porém essas relações só favoreceram um lado,obviamente o dos países ricos que por meio da exploração,concentram o capital adquirido,aumentando ainda mais seu poder econômico.Dese o tempo das colônias,países ricos absorvem o que os é necessário dos países mais pobres.
  Agora,as potências envolvidas na crise tem que tirar ao extremo proveito das transnacionais instaladas nos países emergentes.
  Porém os países emergentes não se sentem seguros em negociar com os participantes direitos da crise,pois esquecem que sua econômia e política são extremamente dependentes dos países mais fortes.
  Sendo assim pode e deve ser decisiva a participação de países emergentes para fugir ou pelo menos amenizar essa crise que preocupa o mundo.
  A econômia dos países desenvolvidos chegou a um ponto de crescimento vegetativo reduzido.Os capitais mundiais necessitavam de oportunidades de crescimento econômico maior para maximizar o lucro,portanto,países grandes com economias ainda pouco desenvolvidos,mão de obra barata e abundante são oportunidades de investimentos mais promissoras.Este fluxo de capitais e potencial econômico fazem com que os países emergentes sejam o principal motos de crescimento econômico mundial.
  Para você entender essa questão,é necessário entender as bases da política expansionista do capitalismo americano.
    CONCLUSÃO:
  A importância do desenvolvimento de países chamados "emergentes"como a índia,Brasil,Africa do Sul,etc.Está fundamentada  na estrategia de apoio logístico da política do mundo "Democrática".
   BIBLIOGRAFIA:
  Yahoo
- http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080406095053AAHBXfy
- http://br.answers.yahoo.com/qustion/index?qid=20081207134742AAOH3KC

Curiosidades Sobre a Astronomia

Colégio QI
Intermares, Cabedelo
Aluno(a):
Willison
Professor(a): Ana Paula
Disciplina: Ciências
Série: 6º ano
Data: 23/05/2012

Quantos Segundos Tem Um Ano?

Um ano tem 365 dias. Como cada dia tem24 horas, 365 dias possuem 8760 horas. Uma hora possui 60 minutos, o que dá 525.600 minutos por ano. Multiplicando esse valor por 60, que é a quantidade de segundos por cada minuto, temos 31.536.000 segundos por ano. Mais a Terra demora precisamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos para dar um volta completa entorno do Sol. Ao somar o tempo restante temos 31.556.926 segundos por ano. 

O que é uma Supernova?

Supernova é a morte de uma estrela muito grande, com dez vezes mais massa que o Sol. Quando isso acontece, há uma imensa explosão que espalha partículas de vários elemento químicos e a estrela brilha bilhões de vezes mais que o Sol. Visto da Terra, esse brilho que surge de repente e pode durar meses, parece até uma nova estrela nascendo. Por isso os astrônomos batizaram esse fenômeno de supernova.  

Um olhar empreendedor 7ºano

Colégio Questão de Inteligência
Aluna: Louise Maria
7ºano
Dusciplina: Empreendedorismo
Professor: Marcio Meira

 


 
 

terça-feira, 22 de maio de 2012

Importância dos Países emergentes

QI-Intermares
Aluno: Sérgio Lira
Professor: Mário (Cebolinha)
Disciplina: Geografia


Trabalho de Geografia Aplicado pelo professor Mário na unidade QI-Intermares no 8°ano-Manhã

                              IMPORTÂNCIA DOS PAÍSES EMERGENTES

   País emergente é a denominação dada aos países,outrora de segundo e terceiro mundo, que se industrializam e continuam se desenvolvendo.
   O termo BRICS foi criado para fazer referência a quatro principais países emergentes: Brasil,Rússia,Índia,China e África do Sul(em inglês-South africa).
   Características comuns destes países:
- Economia estabilizada recentemente;situação política estável;índices sociais em processo de melhorias;diminuição,embora lenta,das desigualdades sociais;níveis de produção e exportação em crescimento.
  Em 2007 foi criado o G-20 que uniu os 20 maiores países emergentes do mundo, a fim de fortalecer a economia dos mesmos, principalmente a elaboração de projetos para a agricultura dessas nações.
 O G-20 possui grande importância na economia global, entre os diversos fatores se destacam:
-A importância na produção e comércio dos produtos agrícolas;juntos são responsáveis por 226% das exportações agrícola mundiais.
  Além das possibilidades de crescimento,alude-se,principalmente aos BRINCS um potencial para "mudar o mundo" tanto pelas ameaças,quanto a oportunidades que estes cinco países representam, do ponto de vista econômico,social e político.
  Segundo o estudo produzido pelo Overseas Development Institute (ODI),Os países emergentes também ajudam, cada vez mais, as perspectivas de crescimento os mais pobres.

Curiosidades do Corpo Humano

Colégio QI-Intermares
Turma: 8°ano 
Aluno: Leonardo Oliva
Professora: Ana Paula Dias

Trabalho de Ciências 







Iceberg


1.Um iceberg contém mais calor o que um palito e fósforo acesso.A razão é o tamanho da inclinação do iceberg ;

2.Respiração das cavernas.Elas inspiram e expiram uma grande quantidade de ar quando a pressão barométrica da superfície muda,e o ar avança dentro ou fora procurando equilíbrios;

3.Apesar as chances de ser atingido por um meteorito serem bem pequenas,existem de alguns casos documentados:Em 21 de Julho de 1994,José Martin,da Espanha,estava dirigindo com sua esposa perto de Madrid, quando um meteoro de 1,4 quilogramas bates em seu pára-brisa,inclinando a roda dianteira e parando no assento traseiro.Martin teve um dedo quebrado enquanto sua esposa saiu ilesa;

4.Quando uma nova abelha rainha aparece na colméia,ela"pia" para incitar suas abelhas subordinadas a brigarem por ela,caso uma outra rainha da colméia queira matá-la.

5.existe uma hipótese de que o sol tem uma companheira que está a 1 e 1.5 anos luz de distancia.Acredita-se que tem uma órbita elíptica que, a cada 26 milhões de anos,envia matéria em direção a terra causando extinção em massa.A estrela,se existir,é possivelmente uma anã vermelha ou marrom.Seu nome seria Nemesis ou "Estrela da Morte" 

6.Fulgurito é o nome para um Fóssil de relâmpago.Eles são tubos de vidros naturais e côncavos formados de quartzo de areia,ou sílica, e são formadas quando um relâmpago,com a temperatura de pelo menos 1.800°C,derrete instantaneamente a sílica em uma superfície condutiva e gruda os grãos entre si;

7.Quando derruba-se bolas de vidro e aço em uma superfície muito dura e rígida,elas irão pular mais alto que bolas de borracha.A razão é que bolas de Borracha se deformam no impacto,achatando na superfície e voltando;

8.A 65 milhões de anos,um meteoro colidiu em Chicxulub,no México,causando mega-tsunamis a milhares de metros de altura. Especula-se que este impacto seria a primeira causa da extinção de dinossauros;

9.O som viaja muito mais rápido no aço do que do ar: O som percorre em 5100 m/s direto o aço,1480 m/s da água e 330 m/s do ar;

10. A maioria dos icebergs é de água doce causados pelas geleiras do continente. Alguns icebergs da água do mar existem- e são verdes.Quando um iceberg pega água do mar,cria listras verdes. A água normal congela mais rápido em um iceberg podendo causar listras azuis;

11.O som do estalo de um chicote é na realidade um estrondo supersônico- é porque a ponta do chicote fica mais rápido do que a velocidade do som.O chicote foi o primeiro invento do homem capaz de ultrapassar a barreira do som;

12.Atualmente a Terra está no meio de uma ' idade do gelo' que começou por volta do 2,58 milhões de anos atrás.Nós estamos no período interglacial que começou entre 10,000 e 15,000 anos atrás e pode durar mais de 50,000 anos,antes da glaciação global começar novamente.

Curiosidades Do Corpo Humano

Colégio Qi-Intermares 

Data: 07-05-2012
Aluna: Janiny Rosendo
Professora: Ana Paula  
Serie: 8°Ano

Trabalho de Ciências aplicado pela professora Ana Paula na unidade Qi-intermares no 8°ano-Manhã.

                                 CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO 

Introdução: 
O texto a seguir falará um pouco sobre as "Curiosidades do Corpo Humano".Algumas delas são muito importantes para o nosso dia-a-dia, pois informa os mitos e as verdades do nosso corpo,sem esquecer das várias dicas para um melhor funcionamento do corpo.

Desenvolvimento-Curiosidades do Corpo Humano

Você sabia que,a barba, é o pelo que cresce mais rapido,podendo chegar à 30m,se nunca fosse cortada ?!
E que a cada hora,1Bilhão de celulas do nosso corpo sao substituidas ?!

Você sabia que,os nossos olhos são do mesmo tamanho desde o nascimento,mas,o nosso nariz e Orelhas nunca param de crescer?!
E que pessoas de pele escura demoram mais a enrugar que as de pele mais clara ?! 

Bom,como você eu não sabia mais depois de todas essas informações,Tô por dentro de algumas das curiosidades do nosso corpo, e um pouco mais informada. (:

Conclusão :

Eu entendi que existem várias curiosidades do corpo humano, que são bem importantes, como o fêmur que é mais forte que blocos de concreto ou que o coração da mulher bate mais rápido do que o do homem.Isso tudo eu confesso que não sabia,mas agora eu tô por dentro de todas essas curiosidades, e você ?

Bibliografia: 
O desenvolvimento foi tirado do site --> jiboiando.com/2011/04/26/20-curiosidades-sobre-o-corpo-humano/  







segunda-feira, 21 de maio de 2012

Curiosidades do corpo humano

Qi Intermares
Data : 21/05/2012
Aluna: Andreza Nascimento
Professora: Ana Paula
Disciplina : Ciências
Série: 8° ano

Trabalho aplicado pela professora Ana Paula na disciplina de ciências no 8° ano na unidade Qi Intermares.


                                CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO

 1- O nosso cérebro é constituído por mais de 10 milhões de células nervosas e pesa cerca de 1,5 Kg! É o órgão mais extraordinário que temos. Ele controla e regula todos os processos inconscientes, tais como a respiração ou a freqüência cardíaca, e coordena a maior parte dos movimentos voluntários. É o local da consciência, pensamento e criatividade. 




2- Como é que o cérebro comunica com o corpo?
Diferentes partes do cérebro executam diferentes tarefas. Algumas partes recebem mensagens dos órgãos sensoriais, enquanto que outras controlam o equilíbrio e a coordenação muscular. Há outras partes ainda que regulam a fala, as emoções, as memórias, movimentos básicos e cálculos complexos. Podes pensar que é no coração que sentes as emoções, na realidade, elas são sentidas no cérebro. Podes pensar que são as tuas pernas que te levam onde queres, mas na verdade é o teu cérebro que dá instruções aos músculos para fazerem as pernas moverem-se. São os olhos que recebem a luz e projetam as imagens na retina, mas aquilo que vemos é processado pelo cérebro. 





3- O cérebro humano é diferente do dos outros animais?
O cérebro humano é mais complexo do que o de qualquer animal na Terra. Porquê? Em comparação com o tamanho do corpo, o nosso cérebro é bastante grande, o que não acontece com mais nenhum outro animal. Durante o crescimento, o cérebro vai ficando enrugado. Se ele não enrugasse e crescesse normalmente, ficaria do tamanho de uma almofada. 





4- O cérebro está dividido em duas partes (hemisférios). O lado esquerdo controla o lado direito do corpo; e o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo.   




5- O cérebro de um recém-nascido cresce quase 3 vezes o seu tamanho durante o primeiro ano. Os humanos têm o cérebro mais complexo de qualquer criatura na Terra. 


6- O cérebro humano é o que possui mais pregas de todos os seres vivos. Por isso, se o estendesse-mos, mediria aproximadamente 2 metros, enquanto que o cérebro de um gorila, apesar de ter o mesmo peso, só mediria uma quarta parte do tamanho do cérebro humano. 



7- Os cientistas calcularam que a velocidade de um pensamento é de 240 km/h. 
                                                       
8- Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.

9- 1,4 kg - O peso do cérebro humano. Este consome 25% do oxigênio que respiramos.    


10- O cérebro possui 12 milhões de células nervosas (neurônios).       
     
 11- Os impulsos nervosos podem ser transmitidos pelos nervos ou pelas fibras musculares a uma velocidade superior a 320 km/h. 

12- A hormona denominada corticosterona, que é segregada em momentos de ansiedade, é a responsável pelas repentinas perdas de memória. Esta hormona bloqueia a recuperação de informação até uma hora depois de terminar a situação de tensão. Isto explicaria, por exemplo, que alguns estudantes fiquem em branco nos exames. Ao acalmar, o cérebro recupera de novo os dados.  

13- Boa parte das imagens que vemos é processada nos próprios olhos, e não no cérebro. Graças a isso, detectamos, com alguns segundos de antecipação, a posição que determinado objeto em movimento ocupará em seguida. Se os nossos olhos funcionassem como câmeras fotográficas, captando apenas as imagens para o cérebro identificar, veríamos sempre com atraso a posição dos objetos em movimento porque o processo demoraria algumas frações de segundo e o risco de colisões aumentaria muito. Por exemplo, um automóvel a andar a 40 Km/h seria percebido um metro atrás da sua posição verdadeira. 


14- O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos. 


15- O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades. 

16- Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.  


17- Com uma média de 70 batidas bate 37 milhões de vezes por ano. por minuto, o coração. 

18- O corpo humano é formado por 70% de água, que corresponde à metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.  

19-Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração. 

20- Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com uma freqüência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos. 

21- Uma pessoa normal tem á volta de 1.460 sonhos por ano.   


22- Uma pessoa possui quase um milhão de fios de cabelo. 


23- Os vasos capilares são 50 vezes mais finos do que um cabelo.

24- Segundo cientistas japoneses, cada beijo diminui o tempo de vida em 3 minutos, tal o esforço exigido ao coração.  

25- O cabelo cresce cerca de 0,6 cm por mês e mais depressa pela manhã do que em qualquer outra hora do dia. 

26- O único osso do corpo humano que não se liga com nenhum outro é o hióide, que sustenta a língua e os seus músculos.

27- Se uma pessoa nunca cortasse as unhas das mãos, elas mediriam cerca de 4 metros aos 80 anos. 

28- Metade dos ossos do corpo humano estão nas mãos e nos pés.